Estudos apontam que os Millenials, jovens entre 18 e 29 anos, passam uma média de 40 horas por semana online, o equivalente à carga horária de um emprego remunerado (pode checar se você não acredita). E se você pudesse dedicar 15 míseros minutos desse tempo todo por semana para aprender algo que você não sabe ou esqueceu?
Foi baseado mais ou menos nessa ideia que surgiu o canal “CrashCourse” no YouTube, criado por John (autor de “A Culpa é das Estrelas” “Onde Está Você, Alasca?”) e Hank Green (co-criador de “The Lizzie Bennet Diaries” e dono da fundação EcoGeek), os vlogbrothers. Eles resolveram aliar a abrangência de público que têm online e offline ao tempo passado pela sua audiência fazendo nada na Internet e criar um canal no YouTube em que explicam, de maneira rápida e lúdica, tudo aquilo que você deveria ter aprendido no colegial.
CrashCourse foi criado em Janeiro de 2012, e um ano depois o canal já conta com mais de 31 milhões de visualizações e 129 vídeos, divididos em matérias. Toda semana é postado um vídeo novo, e enquanto que inicialmente as categorias eram somente História e Biologia, o canal agora conta com seis temas diferentes: história, literatura, história dos Estados Unidos, química, ecologia e biologia. John Green lida com os assuntos de humanas e seu irmão tem a tarefa de postar os vídeos de biológicas.
O canal conta com mais de 600 mil inscritos, sendo que o número sobe a cada atualização dada na página, e os vídeos já abordaram temas como capitalismo, fungos, Holden Caulfield, entre outros.