Após três anos de espera desde a última temporada, Stranger Things vai voltar com tudo, com sua 1ª parte no dia 27/05 e sua segunda parte no dia 01/07.

Depois de nossos corações terem saído pela boca com a morte de Alexei e a suposta morte de Hopper, é difícil conter a ansiedade de não falar a respeito. Por isso, irei fazer um mini-guia de como você pode se preparar para a 4ª temporada de Stranger Things. Bora lá fazer o famoso “recap”.

1ª Temporada – O Desaparecimento

Tudo começa em Hawkins, em 1983. Quatro amigos jogando RPG e um deles simplesmente desaparece após a partida. A primeira temporada dá ênfase no desaparecimento do Will e na apresentação da Eleven (Onze) e como ambos acontecimentos se correlacionam.

Durante a temporada, descobrimos que El era usada em testes por um laboratório em Hawkins. E como isso se liga com nosso protagonista desaparecido? É simples: o monstro que captura Will está em nossa dimensão por conta dos experimentos feitos no Laboratório de Hawkins por Dr.Brenner. 

A partir de ações tomadas por Lucas, Dustin, Mike, Eleven, Joyce, Nancy e Jonathan, eles conseguem resgatar Will. Durante a batalha final, vemos Eleven se sacrificando para salvar seus amigos. A partir disso, conseguem resgatar Will e reintegrá-lo à sua família, porém, com alguns traumas do mundo invertido.

2ª Temporada – O Parasita

Assim que começamos a segunda temporada, vemos que Will está tentando superar alguns de seus traumas. E que a vida de nenhum deles voltou a ser a mesma depois do Demogorgon e do Laboratório de Hawkins.

Enquanto somos introduzidos a novos personagens, como Max e Billy, começamos a ver que Will está possuído por um parasita do Mundo Invertido e isso está fazendo com que as criaturas dessa outra dimensão tenham mais informações sobre como nossos protagonistas pretendem fechar essa fenda. Enquanto isso, descobrimos que nossa querida Eleven está viva e em nossa dimensão.

Após os acontecimentos do final da primeira temporada, ela conseguiu retornar do mundo invertido, porém, por conta de sua segurança, nosso detetive favorito resolveu mantê-la em cativeiro, para que Dr. Brenner e nenhuma criatura interdimensional conseguisse encontrá-la. Porém, tal “proteção” toda acaba fazendo com que El fuja e conheça a 008. E assim, ela entra em uma jornada de descoberta de seus poderes e de seu passado.

Também, temos a aproximação entre Steve e Dustin, que ocorre devido aos problemas pessoais dos meninos, que não conseguem dar tanta atenção para Dustin. Além da aproximação com Steve, Dustin acaba fazendo um novo amigo, Dart. Porém, esse novo amigo é o que eles apelidaram de “Demodog”, ou seja, uma espécie menor de Demogorgon.

Depois de conseguirem tirar o Devorador de Mentes do corpo de Will e de repensarem suas perdas, nossos personagens tentam voltar para a vida normal… Mas nós sabemos que em Hawkins, não é bem assim

3ª Temporada – O Devorador de Mentes, Possessões e Relacionamentos

 Agora, vamos falar dela, sim, dela mesmo: da terceira temporada! Diferentemente das outras temporadas, nessa estamos nas férias de verão dos nossos pré-adolescentes e começamos a perceber as mudanças nas relações deles

Temos dois casais: El e Mike e Max e Lucas. Com o amadurecimento do relacionamento entre alguns personagens, acabamos por ver alguns conflitos entre eles e até mesmo desenvolvimento de outras relações como: Steve, Robin, Erica e Dustin; há quem diga que esses quatro são mais temidos pelos russos do que as armas nucleares!

Por se ambientar nas férias de verão, temos muito mais ênfase em como cada um dos personagens está amadurecendo ao longo das adolescência: começamos a ver como a Eleven se relaciona com Mike e como, por muitas vezes, Max tem que falar para ela que ela tem direito a falar e expressar seus próprios desejos.

Além de termos um baita desenvolvimento pessoal dos personagens, temos um arco narrativo bem interessante. Por mais que cada núcleo esteja investigando algo diferente, ao final de tudo, eles se interligam e nós descobrimos que o Starcourt Mall não era nada mais, nada menos, que uma forma de encobrir os experimentos que os russos faziam em Hawkins, os quais envolviam portais para o Mundo Invertido. E assim o Devorador de Mentes estava conseguindo cada vez mais e mais hospedeiros que acabavam por atrapalhar a investigação.

No fim da temporada, vemos Billy se sacrificar para salvar Max e seus amigos, assim como Hopper se sacrifica para que Joyce conseguisse explodir a máquina que abria o portal para o mundo invertido. Porém, diferentemente de Billy, Hopper está vivo, como vimos no trailer da 4ª temporada.

A 4ª Temporada – Expectativas

Depois de três anos esperando por uma nova temporada, eu não posso negar que estou extremamente animada! Depois de ver o trailer e novas criaturas do Mundo Invertido, eu tenho altas expectativas nas cenas com ênfase em sci-fic e também de ação.

Mesmo que nossa querida El tenha aparentemente perdido seus poderes, eu desacredito nisso, acho que no meio da temporada ela irá conseguir recuperar e redescobrir seus poderes, como parte de sua Jornada da Heroína. Além disso, eu realmente estou ansiosa para ver como os arcos irão se desenvolver, agora que Will e sua família estão vivendo em um outro Estado.

Algo que me deixou ansiosa e ao mesmo tempo intrigada é o fato de a série ser dividida em duas partes nessa temporada. Acho uma jogada de marketing genial e espero que cumpra com o mesmo êxito o quesito narrativo.

Agora é só preparar seus waffles e a coberta, pois Stranger Things 4, vem aí!

Camila Frazili