Você é uma daquelas pessoas que estava vendo a HBO, acompanhando a “maior batalha” da TV e dos cinemas, mas na hora do vamos ver! não viu foi nada? Bom, se você for uma dessas pessoas, saiba que o conteúdo a seguir tem spoilers e que se você continuar, irá ser por contra própria.
Muitas pessoas foram as redes sociais reclamar sobre a iluminação do episódio da guerra contra os White Walkers. A IndieWire começou com esse questionamento perguntando aos seus leitores: “Game of Thrones, está muito escura e dificulta que os espectadores assistam ao que acontece na tela? essa pergunta começou a recebeu mais atenção após “The Long Night”.
Muitos fãs de “Thrones” levaram esse questionamento para as redes social durante o episódio de batalha para reclamar sobre a cinematografia escura, tornando impossível ver. No entanto, o diretor de fotografia de “Thrones”, Fabian Wagner, está defendendo seu trabalho em novas entrevistas.
https://www.youtube.com/watch?v=CRdNWli7ukc
Em uma conversa com a Wired, Wagner sugere que o problema pode estar nas configurações de televisão dos telespectadores e não na cinematografia real do programa. “Grande parte do problema é que muitas pessoas não sabem ajustar suas TVs adequadamente”, disse ele. “Muitas pessoas também, infelizmente, assistem em iPads pequenos, o que de forma alguma pode fazer justiça a um programa como este, de qualquer maneira.”
Wagner não nega que a cinematografia de “The Long Night” estava no lado mais sombrio do espectro de cores, mas ele diz que a decisão de não usar em excesso a iluminação no campo de batalha noturno foi intencional. “Outro olhar teria sido errado”, disse o DP. “Tudo o que queríamos que as pessoas vissem estava lá.” Como Wagner explicou para a Vanity Fair, seu objetivo para o visual da Batalha de Winterfell era combinar a evolução das trevas à luz das jornadas dos personagens, da luta à vitória.
Ao escurecer, o uso do fogo apareceu ainda mais como um símbolo visual da esperança (veja a imagem arrebatadora das espadas de Dothraki sendo incendiadas como exemplo).
A intenção era que a iluminação do show “evoluísse” ao longo da batalha para fazer com que a “narrativa da iluminação evoluísse com a narrativa dos personagens”. Um porta-voz da HBO disse ao Motherboard que “não havia problemas em nenhuma das plataformas da HBO” quando perguntado se a rede era responsável pelo que alguns espectadores sentiram ser uma má exibição do episódio.
A G1 buscou alguns especialistas em efeitos visuais e diretores que comentaram um pouco sobre o assunto, para eles a escuridão foi uma opção estética de fazer uma batalha em que os fãs se sentissem no escuro, perdidos e desesperados como os personagens. Eles não sabiam exatamente quem havia morrido. E você também não.
O Iluminador cênico e professor de iluminação da SP Escola de Teatro, Francisco Turbiani explica que tanta escuridão faz parte da construção da simbologia da chegada do inverno: “Faz muito sentido que essas figuras cheguem e a luta ocorra em uma noite escura, fria e com neblina.”
“O episódio usa a escuridão para criar confusão, a gente fica desnorteado como os personagens estão. O Sam é eleito como o representante do público, uma pessoa comum no meio de pessoas extraordinárias. Ele está totalmente perdido, não sabe para onde ir”; ” Você tem que lidar com o contraste. Na tela, funciona ou não… O som foi fundamental no episódio. A ambientação sonora de escutar o barulho das figuras chegando, os passos. Trabalhou uma experiência sensorial”. explica o professor.
Por fim, o diretor do episódio Miguel Sapochnik, que já havia filmado a Batalha dos Bastados, havia dito à revista “Entertainment Weekly” que a ideia era filmar um “terror de sobrevivência”.
https://www.youtube.com/watch?v=tsFeIVJfKsA
No Brasil, a situação ficou ainda pior devido aos problemas na qualidade da imagem, resultando em quase 700 reclamações na plataforma Reclame Aqui. De acordo com o site, foram registradas 698 reclamações apenas na noite de domingo, o que colocou a HBO Brasil no topo do ranking diário de empresas com mais queixas.
Em muitos casos, os clientes afirmam que assinaram o serviço de streaming HBO Go apenas para assistir à última temporada de Game of Thrones, mas não estão conseguindo ver os episódios no dia do lançamento.
Ainda segundo o Reclame Aqui, a página da HBO Brasil recebeu mais de 18 mil visitas no último domingo, número que era de 4 mil durante a exibição do episódio anterior.
A temporada final de “Game of Thrones” continua aos domingos às 22:00 da noite na HBO.
Você precisa fazer login para comentar.