O novo recurso do Instagram, de marcação de fotos, foi anunciado ontem e promete uma nova e maior interação entre os usuários e as marcas. A rede social que foi comprada pelo Facebook – por 1 bilhão de dólares – já possui mais de 100 milhões de usuários e ainda não parece apresentar sinais de decadência.
A crescente busca pela inovação no digital e o aumento de participação dele na vida das pessoas, praticamente, obriga as marcas a se adequar a um novo modelo de comunicação. Segundo uma pesquisa, 40% das 100 marcas mais valiosas do mundo já possuem contas no Instagram.
Com os smartphones, o Instagram veio com tudo e ganhou espaço, mas as marcas ainda encontram algumas dificuldades para ganhar visibilidade nessa rede. O formato simples, e que não exige muito texto, parte do princípio de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, o que é bem inteligente numa época de comunicação em 140 caracteres. Antes da nova ferramenta, os hashtags eram a melhor forma de facilitar a busca de conteúdos e aumentar a visibilidade.
Um exemplo de que a nova ferramenta vai facilitar, e muito, é como a Tiffany & Co utilizou os hashtags de forma parecida. Em uma campanha, pediu para os seus consumidores que tirassem fotos e colocassem no Instagram marcando-as com hashtags da marca para que fossem juntadas em um site.
O novo recurso, chamado de “Fotos com você”, traz a solução para esse envolvimento maior dos usuários com suas marcas favoritas. Isso porque a ferramenta proporciona uma conexão mais pessoal com os seguidores. Além de ser uma ótima opção em concursos em que os usuários devem enviar fotos ou para marcar os participantes de uma promoção.