O diretor de fotografia Seamus McGarvey foi convidado pela CookeOpticsTV para participar de uma das suas séries de vídeos chamada Masterclass.
Ele nos ensina como usar as cores para transmitir emoções e influenciar na criação de um personagem, usando como exemplo os filmes que ele dirigiu.
Primeiro é importante saber que as próprias cores transmitem ideias e sentimentos diferentes. A cor azul, por exemplo, passa a sensação de frieza, depressão, paz e entre outros.
Teóricos que estudam as cores explicam que existe uma ideia pré definida na nossa cabeça sobre as cores, só não percebemos tão claramente porque é algo que está no nosso inconsciente.
O diretor usa como exemplo um dos seus filmes chamado Precisamos falar sobre Kevin. A cor vermelha, que passa a sensação de violência, agressão e perigo, é muito usada no filme. O que faz totalmente sentido visto que o enredo envolve terror psicológico e assassinatos.
Outro diretor que usa as cores como linguagem cinematográfica nos seus filmes é o M. Night Shyamalan. No clássico O sexto sentido, ele utiliza a cor vermelha para indicar situações de perigo e a presença de seres sobrenaturais. Depois descobrimos que isso era uma pista para o plot twist no final.
Percebemos então que a escolha da paleta de cores em um filme é algo tão importante que muda completamente o que sentimos diante uma cena. E diretores como Seamus McGarvey nos ensina isso muito bem.
Você precisa fazer login para comentar.