Hoje começou oficialmente a E3 2014. O Centro de Convenções de Los Angeles tornou-se palco da bilionária indústria de games. O ponto alto da feira são os stands com prévias de lançamentos importantes, mas há um ambiente separado para falar de negócios. Existem diversas salas patrocinadas por publishers nas quais negócios, licenciamentos e acordos são engendrados.

Visitamos a área de negócios da Disney, convidados pelo também professor da casa, JC Rodrigues, e conhecemos a área de “buyers” da Activision Blizzard, na qual há, inclusive, material de PDV para games.

O clima do evento é gostoso e sempre há um ou outro cosplay fazendo performances. O espaço é amplo e a caminhada é boa (eu e o professor Tafner estamos sentados num café com os pés arrebentados escrevendo estes textos).

Vou falar um pouco dos stands e das coisas legais que trombamos por aqui, primeiro os espaços de games e depois os de acessórios.

1. Logo na entrada da feira, há o stand do game PayDay 2. Seguindo a temática do jogo, os visitantes são convidados a arrombar um cofre e sair do stand com o dinheiro. Máscaras dos personagens do jogo são distribuídas para quem atingir os melhores tempos.

2. Em um espaço reservado, ainda na entrada, há uma belíssima exposição de artes conceituais de games chamada Into the Pixel, com artes originais de jogos como Assassin’s Creed e Tengami.

3. Na área de stands da Sony, jogamos o belíssimo ENTWINED, jogo que o player controla duas almas coletando memórias perdidas. Trabalho impecável que começou a ser desenvolvido por uma equipe de estudantes da Universidade Carnegie Mellon, incubado pela Sony e que hoje está na PSnet para download.

4.Ainda na área da Sony, conferimos uma palestra com Dax Ginn da Rocksteady Studios falando sobre o processo criativo e a nova Gotham City do jogo Arkham Knight. Ele terminou dizendo :”Temam o Espantalho”.

5. Uma das salas mais disputadas da Sony era do jogo de terror Bloodborne. O título, junto com Alien Isolation, promete ser o destaque de horror lúdico de 2014/2015.

6. E, por falar em Alien, joguei o demo do que promete ser o primeiro jogo decente da série. Boa jogabilidade e um clima que lembra outro jogaço de terror, o Outlast, que jogamos na área de Xbox.

7. Aliás, na área de Xbox há um belo espaço dedicado a um dos games mais comentados da atualidade: Evolve. O título oferece a possibilidade de um multiplayer de caçadores de criaturas contra um jogador que comanda o monstro que vai ser caçado. O multiplayer de Dead Space já brincou com essa possibilidade, mas Evolve oferece a possibilidade de controle de uma criatura abissalmente grande e poderosa. O jogo é assimétrico, mas bastante equilibrado. Brinquei com o Kraken no multiplayer e foi bastante divertido.

8. No stand da Disney, convidados pelo professor JC Rodrigues, tiramos fotos com celebridades da Marvel e jogamos um pouquinho de Marvel Infinity. A grande pergunta é: agora que Star Wars é a Disney, será que veremos um game de miniaturas digitais da franquia?

9. Nos stands de equipamentos muita fila para experimentar o Oculus. Alguns protótipos de games estavam jogáveis, mas ainda ligeiramente embrionários. Acabei não conseguindo entrar devido à fila, mas rendeu boas fotos o pessoal imerso na realidade virtual do gadget.

10. Ainda na área de acessórios, conferi de perto algo que só havia visto em vídeos de demonstração: o Virtuix Omni, uma base para movimentação de corrida e caminhada em realidade virtual. A plataforma funciona amparada pelo Oculus e permite que o jogador, literalmente, ande com uma sapatilha espacial e se desloque sem sair do lugar. Gravei um vídeo que exemplifica melhor o device. Assista:

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.