Sinapse por Pedro Hutsch Balboni, 26/11/2009 às 13h18

aquarius fresh nova newronio espm

Não tenho o costume de assistir muita televisão, a não ser para ver filmes. Nesse final de semana aconteceu exatamente isso, fui ver um filme em algum canal da TV a cabo, e vi uma propaganda que não é nova, mas para mim foi, nova e surpreendente, da Aquarius Fresh.

Para quem ainda não viu, para quem quiser relembrar, ou ainda para quem quiser apenas ver de novo:

 

 

 

Agora, a pergunta instantânea que veio à minha mente: já não vi isso antes? Bom, vou deixar esse pensamento explícito, através deste outro comercial:

 

 

 

Esse comercial da Sony Bravia é extremamente famoso, usado como referência em aulas de diversos professores aqui na ESPM, é quase algum tipo de “sabedoria popular” para qualquer publicitário ou aspirante a publicitário, ou qualquer coisa assim. Já foi feita até mesmo uma paródia deste comercial:

 

 

Então, a pergunta: o quê a Coca-Cola quis ao produzir esse comercial? Fazer mais uma paródia? Fazer uma cópia discarada e não assumida? Assumir que a Sony criou um formato para comerciais, que pode ser livremente associado com qualquer marca? Agradar quem já viu e gostou do comercial original, e surpreender quem ainda não viu, por sua “originalidade”? Realmente não sei, e imagino que uma empresa desse porte tenha ponderado essa e outras questões antes de ir para frente com a idéia. Apesar de não ser o original, ficou um belo comercial, tenho que admitir.

BRINDE DO DIA!

Aproveitando para enaltecer o comercial da Sony Bravia, trago abaixo seu making off. Me surpreendi bastante quando vi – na versão do diretor aquelas bolinhas coloridas são muito mais inofensivas.

 

 

[Atualizando] BRINDE DO DIA SEGUINTE!

Ok, a Coca plagiou a Sony, mas a idéia é ainda mais antiga. E, mais uma vez, a publicidade não foi a primeira a trazê-la: jogar coisas ladeira abaixo, pelo que entendi, foi um quadro do programa do Late Show, do Davis Letterman, em 1996. Vi no Modelos Suecas Nuas. Assistam abaixo:

 

 

Twitter @phbalboni @newronioespm