Sinapse por Lucas Youssef, 14/07/2010
Aparições com roupas extravagantes, declarações controversas, polêmicas envolvendo sexualidade, clipes chamativos, apresentações bizarras, entre outras coisas. Essa é a estratégia perfeita para promover o último álbum de qualquer cantora pop aparentemente sem escrúpulos. Mas quem tem um pouco mais de conteúdo e o imprime em sua música não segue esse caminho tão simples. O lançamento do álbum Dark Night of the Soul que o diga.
DNOTS é um projeto realizado por um triângulo com vértices muito distintos: Danger Mouse, Sparklehorse e David Lynch. Os dois primeiros escreveram, compuseram e produziram as treze músicas, cantadas por nomes de peso como Julian Casablancas do The Strokes, The Flaming Lips e Iggy Pop. Lynch cantou em duas das faixas. Mas fez mais que isso; tirou uma centena de fotografias que compõem um livro de imagens associadas às narrativas das músicas, com total liberdade criativa para realizá-las. O livro tem tiragem limitada de 5000 cópias. Um projeto artístico bastante diversificado, inovador como poucos.
Como se tudo isso não bastasse, foi criado um site interativo, o www.dnots.com, onde são encontradas algumas colagens virtuais. Conforme as colagens são modificadas, surgem novas imagens, que colaboram com as letras, idéias e críticas do trabalho. Também surgem possibilidades de áudio, com a revelação de narrações e trechos das músicas. Nada fácil, mas com alguma paciência para entender, o site fica impressionante. Impressionante por seu ar obscuro, mesmo melancólico, mas ainda atrativo. Aliás, o significado da expressão “dark night of the soul” (“noite escura da alma”, em tradução livre) já revela esse ar, pois diz respeito a um profundo e longo período de questionamento e conflito, com a sensação de ausência de esperanças. Um título mais que apropriado. O trabalho foi tão intenso que Mark Linkous, líder do Sparklehorse, cometeu suicídio no início do ano.
Alguém vai dizer que é só um site e que isso não é nenhuma novidade digna de nota. Atenção. Em poucas horas, o tweet de David Lynch anunciando o lançamento do álbum e do site entrou para os Top Tweets. Os sites sobre música estrangeiros já estão fervendo com os comentários sobre DNTOS. Furor em um dia por causa do lançamento em si e em parte pelo conteúdo do site, sem nenhum grande esforço para chamar atenção. Para variar um pouco, ninguém saiu de casa sem parte da roupa.
A atenção não é para menos: o trabalho promete ser um dos mais festejados do ano e render novas honrarias a seus já premiadíssimos autores. Daqui uns tempos, sem dúvida alguma, será visto numa naquelas famosas e respeitadas listas de álbuns mais influentes de nosso tempo.
As faixas podem ser ouvidas aqui.
Twitter: @yousseflucas @NewronioESPM