A Sandálias Havaianas inauguraram sua primeira loja conceito no mundo em São Paulo, na rua Oscar Freire. Para quem não sabe, uma loja conceito é uma “loja preparada para propiciar a satisfação aos clientes, a fim de transformar sonhos em realidade”, apresenta um mix de produtos atraentes e devidamente ajustados ao perfil do público-alvo e está em sintonia direta com o mercado. (Portal Varejista).

Lojas conceito estão pipocando em grandes capitais como São Paulo, local estratégico para marcas de diversos setores do mercado. Em agosto de 2008 o Grupo Pão de Açúcar inaugurou uma loja conceito que custou cerca de R$ 8 milhões de reais, em outubro foi a Panasonic quem abriu a sua no shopping Morumbi, e em novembro foi a vez da Nokia, a maior fabricante mundial de celulares do mundo, abrir sua primeira loja dessa natureza no Brasil, e décima no mundo – também na rua Oscar Freire. A TNG, uma das mais importantes marcas de moda brasileira, tem três lojas conceito, localizadas em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, em renomados shoppings center, oferecendo produtos exclusivos e uma ambientação totalmente diferenciada. Assim, as marcas conseguem reforçar sua imagem e experiência de marca com o consumidor, tornando cada vez mais completo os “micro-mundos” que elas representam.  

(O título foi inspirado no livro de Washington Olivetto, “O Primeiro a Gente Nunca Esquece”, um livro que reúne uma série de artigos que contém “o primeiro (?) a gente nunca esquece”. Interessante, mas nos faz pensar que um comercial de sutiã pode ter dado origem a isso – não se engane, o comercial reforçou a arquétipo, mas não criou a expressão – e na verdade, é basicamente isso que a boa propaganda faz, subverte algo popular para a causa do contratante).  

Pedro Hutsch Balboni, 18/02/2009 às 14h45

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