Sinapse por Ingrid Halpern, 22/06/2010
Tudo começou quando Scott Schuman passou a fotografar reles mortais, de quem ele enxergava um estilo interessante e repleto de personalidade. A partir daí, ele criou o The Sartorialist, blog onde são postadas as tais fotos. O sucesso e o reconhecimento já lhe renderam aproximadamente 90 mil acessos diários, campanhas para GAP e DKNY e editoriais para as revistas Vogue americana e francesa. Inclusive, já veio para o Brasil para fotografar a campanha do shopping Cidade Jardim.
Além de Scott, outros bloggeiros de moda vêm chamando a atenção. Tommy Ton começou fotografando festas em Toronto e hoje roda o mundo fotografando modelos, editores e it-girls; seu blog Jak & Jil é considerado parada obrigatória e é tão essencial quanto assistir a um desfile. “O que quero é documentar o estilo pessoal, porque é isso que as pessoas estão realmente interessadas”.
Esta semana mesmo, o site da Vogue Paris destacou o blog Models Off Duty, feito por Craig Arend, que clica as fotos de rua das modelos, aquelas que conferem antes de todos as tendências e sabem como ninguém assimilá-las no dia a dia.
Outro bloggeiro conhecido é Yvan Rodic, responsável pelo Face Hunter, também de street style,que se diferencia por circular em lugares raramente visitados pela mídia tradicional, como Moscou, Cidade do México e Jacarta. Rodic também já deu rasante no Brasil para promover seu livro (mesmo nome de seu blog), onde você pode conferir os registros do fotógrafo-bloggeiro.
Hoje, os bloggeiros atingiram status de celebridade, tanto é que ocupam os tão disputados lugares nas primeiras filas dos principais desfiles do circuito fashion. Assim como aconteceu com Scott Schuman, muitos destes bloggeiros já publicaram livros, fotografam editoriais e campanhas publicitárias conhecidas e até já lançaram linhas de camisetas para redes de fast-fashion, como Uniqlo e GAP.
Esses bloggeiros conseguem deixar a moda mais acessível e alcançável, além de mostrar uma visão que não é encontrada nas principais mídias. A economia também é responsável pela ascensão dos blogs: a recessão influenciou as marcas, que tiveram que fechar lojas, além de impedir os excessos consumistas de outrora. Enquanto isso, os bloggeiros estavam sinalizando estilo pessoal e os sonhos criados pela moda.
Para Rodic, “estilo é uma expressão de si. Moda é indústria, marca, tendência, é o que sai nas revistas, e estilo ultrapassa isso”.
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