Sinapse por Fernanda Belk, 8/12/2009

hospitais

O mercado de condomínos de prédios residenciais cresce de forma significativa hoje em dia. Entretanto me pergunto: até onde as construtoras vão continuar construindo esses prédios luxuosos?

E a resposta é interessante, muito desapontadora, contudo nos faz pensar. A cidade de São Paulo é carente de hospitais e vai de mal a pior no que se trata de assistência médica. Mas a situação pode piorar ainda mais, principalmente com a construção de moradias luxuosas e exuberantes, que é o que vem acontecendo, principalmente nessa região.

Para quem não sabe, o terreno do Hospital Jaraguá, localizado na zona sul de São Paulo, foi vendido para a construção de um condomínio residencial. Por mais que o hospital fosse particular, muitas pessoas dependiam e dependem desse hospital. O que fica no ar é se esse mesmo hospital Jaraguá será construído em outro lugar. Se não, que é o que tudo indica, teremos menos um hospital em São Paulo. Sim, não é um hospital público e o governo não tem de ser responsabilizado por isso, mas apesar de a subprefeitura de Santo Amaro ter uma quantidade de leitos hospitalres acima da média, moradores de outras regiões da cidade que poderiam se beneficiar com esse hospital, agora não  terão mais essa possibilidade.

foto

Isso mostra mais uma vez a expansão imobiliária em São Paulo, principalmente dos prédios de luxo, justamente aqueles que exigem mais espaço para a criação de uma cidade dentro dos condomínos. Cada vez mais procura- se integrar tudo em um só lugar. Restaurante, lazer e compras no mesmo espaço e isso demanda terrenos maiores, os quais são conseguidos através da compra de casas velhas ou de hospitais, como nesse caso.

Link brinde:

Aqui no Observatório Cidadão você pode encontrar dados sobre a cidade de São Paulo, inclusive esses sobre os leitos hospitalares.

(: TwiiiiitterrING  xD @fefebelk@NewronioESPM