Todos os dias, milhares de fotos são compartilhadas no Instagram, Facebook, Twitter e diversas outras redes sociais. Entramos em um mundo digital no qual podemos saber quase tudo sobre quase todo mundo a qualquer momento. Ou é isso que gostamos de pensar.

Na realidade, o que vemos é uma versão filtrada da vida dos nosso amigos virtuais.

Essa edição dos acontecimentos faz com que criemos expectativas inatingíveis para nossas vidas fora do digital e provavelmente uma das coisas mais interessantes sobre isso é que esse embelezamento parece óbvio quando apontado de forma explícita, ou seja, todos sabem que, nas redes sociais, comidas parecem muito mais saborosas e um churrasco entre amigos se torna o evento do ano.

A crítica a esse comportamento não é recente e já foi tema de vários artistas, como o fotógrafo por trás do Instagram @socalitybarbie que traz a questão da “vida autêntica” com fotos de uma boneca imitando o estilo hipster da conta @socality, sempre com legenda irônicas.

barbie barbie1 barbie2 barbie3

Chompoo Baritone é outra fotografa que mostra o quanto uma fotografia pode não representar a realidade.

A estudante de fotografia insere uma foto que seria completamente comum de encontrar no Facebook ou no Instagram em outra que mostra o cenário ao redor.

Screen Shot 2015-09-21 at 5.22.08 PM Screen Shot 2015-09-21 at 5.22.27 PM Screen Shot 2015-09-21 at 5.22.40 PM Screen Shot 2015-09-21 at 5.22.54 PM Screen Shot 2015-09-21 at 5.23.11 PM

Mas talvez uma das críticas mais sérias seja o curta What’s on Your Mind dos HoghtonBrothers, que mostra a vida decadente de um homem e como ele repassa uma versão positiva que mal beira a verdade.

As obras desses artistas são exemplos perfeitos do porque devemos pensar na cobiça sobre algo que sabemos não ser real, algo que se torna cada vez mais importante na era da imersão do digital

A menina que não sabe o que escrever.