Já ouviu falar de advergames? Pois é, o tema foi assunto das aulas de Criação Digital I do quarto semestre recentemente. Meu grande amigo Mauro Berimbau, inclusive escreveu sua dissertação de mestrado sobre o assunto .
Advergame é uma estratégia de comunicação que usa jogos, sobretudo os eletrônicos, para divulgar marcas e produtos (e há ótimos exemplos de jogos analógicos usados para o mesmo fim).
Quando falamos em publicidade dentro de games, há diversas possibilidades. Porém, gostaria de me concentrar em duas que nos fornecem ótimos exemplos: in-game advertising e product placement.
IN-GAME ADVERTISING: nada mais é do que replicar a propaganda no contexto do jogo, usando faixas, pôsteres, spots de rádio e outdoors.
PRODUCT PLACEMENT: é colocar o produto dentro do contexto do jogo.
Um exemplo bastante atual que explica muito bem isso é o jogo de UFC que está chegando para a nova geração de consoles. Veja o trailer a seguir e tente achar os pontos que discutimos anteriormente:
GO GAMERS!
Vince Vader
Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.