Em 2011, a Coca Cola apresentou, de maneira ousada, as diretrizes que norteariam a comunicação da marca daquele ponto em diante. No projeto chamado Coca Cola 2020, a marca apresentou sua mudança de foco da criatividade para o conteúdo. Os fãs e o público em geral reagem a cada história contada pela marca, no processo natural do buzz da internet.

O objetivo não era mais gerar esse buzz e medir quantas pessoas foram impactadas, mas sim trabalhar com essa informação, fazer uso desse feedback orgânico e espontâneo que a internet permite.

Hoje isso parece uma ideia um tanto quanto óbvia, a web 2.0 já provou que consumidores com poder de produzir e distribuir conteúdo e que tenham amor à marca são talvez o maior recurso que uma marca pode ter. Quer um exemplo? Esse trailer sensacional de uma adaptação com atores reais do mangá/anime Akira prova esse ponto.

Como o 2020 explica, a criatividade hoje está pulverizada por toda a rede, cabe a marca provocar seus seguidores para que essa criatividade entre em ebulição e produza coisas fantásticas que provavelmente jamais seriam pensadas dentro de uma agência.

Foi aproveitando esse potencial gigantesco que a Wieden + Kennedy criou o comercial para a final da temporada atual de American Idol.

Durante um mês, os fãs da marca puderam enviar vídeos caseiros explicando o porquê de seu amor pela marca e como ela trazia felicidade para elas. Dos 400 clipes enviados, 40 foram utilizados para a versão final acima. É legal notar que, tirando as poucas animações, todo o comercial foi feito com conteúdo gerado pelos fãs.

A ação faz parte da campanha The AHH Effect, que já vem acontecendo desde o ano passado. Como parte dessa campanha, a Coca Cola registrou todos os domínios de ahh.com até ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.com (sim, com todas as variações até 61 letras “h”) e apresentou, em cada um, um site interativo, criado por um designer ou artista convidado.

As experiências são variadas, o tamanho do projeto é assustador e o resultado final é uma campanha gigantesca em cujos envolvidos tiveram grande liberdade para explorar a interatividade e criatividade em seus projetos.

Confira alguns:

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Fortune Cookie, que te diz uma sorte aleatória a cada jogada.

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Laser Cats, onde você chama a atenção dos gatos com seu mouse/laser mas não pode deixar que eles te peguem!

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Bottle Rocket, onde você deve fazer a garrafa/foguete voar o mais alto possível

Bom, esses foram apenas alguns exemplos. Ainda tem mais de 50 joguinhos para serem descobertos, boa sorte!

Minha barba. Minha vida.