selo cannes 2015

GAME ON!

Acordei e fui direto pra Academia, hoje seria o dia que começaríamos trabalhar no briefing, efetivamente. O pessoal da Pop Up Agency passou pra gente como eles realizam o processo criativo! Eu anotei e vou deixar aqui, no fim do texto para quem quiser tentar! Desde escrever primeiras ideias em post-its, até desenhar em um papel enorme, trocar de lugar e desenhar em cima do desenho da outra pessoa, pesquisa de tendências e até exercícios para descontrair e melhorar a dinâmica de time. A diferença é que geralmente para cada item do processo, você tem 2 minutos para realizar. É bem intenso. Lá embaixo vai ter tudo bem explicadinho.

Depois de passar 2 horas desenvolvendo as ideias, tivemos um break pro almoço e logo depois recebemos a visita de um Creative Director de uma agência no Oriente Médio, e tivemos uma aula incrível sobre o comportamento do O.M. nas redes sociais e no consumo de comunicação. Sério, a galera é mt daora lá. Daora a ponto de vender ovelhas via instagram.

Voltamos a trabalhar no briefing, mas agora não era mais hora de pensar em ideias, e sim de escolher as melhores. O pessoal da Pop Up Agency mostrou o método que eles usam, denominado Matrix, pra avaliar as ideias em 2 eixos: Facilidade de realizar e Capacidade de impacto. Acabamos escolhendo uma dentre as mais de 50 que tivemos e fim de aula, hora de descansar porquê amanhã cedo prepararemos a apresentação pro juri, que acontece no mesmo dia. #tensão

Saímos da aula e fomos pro Connect Bar, onde estava acontecendo um concurso de design promovido pelo Shutterstock, ao vivo e com premiação de 2 ingressos pro festival do ano que vem, além de 2000 euros. Infelizmente não consegui participar por causa da loucura que foi a tarde trabalhando no briefing, acabamos atrasando na hora de sair, mas foi bem legal assistir!

Fui pra casa e me troquei, porquê guess what: Fomos convidados pra duas festas privadas em Cannes. Somos finos, chiques e adoramos drinks grátis. Fomos para a primeira festa, no Havas Café. Depois de esperar na fila por uma meia hora, entramos. A festa estava incrível! Muita gente bacana, bastante networking e muitos copos de Rum com Coca-cola. Depois de um tempo a galera começou a ficar emocional e se abraçar hahaha foi engraçado. Aah, e eu conheci o Cameron Dallas! Um viner/youtuber/ator/modelo/famosinho dazinternet, conversamos bastante na verdade. O cara é muito humilde, fui de novo surpreendido. Sei lá porquê a gente pensa que essas celebridades vão ser metidas. Vou parar de pensar assim. Pras Cameronzettes, ele planeja vir pro Brasil logo.

Saímos do Havas por volta das 2 da manhã e fomos para uma festa em um Casino, promovida pela Vice, um veículo focado em arte, cultura e atualidades. Gente bonita, bem resolvida, música legal e open bar. Sério eu amo esse lugar.
Não me lembro muito bem como cheguei em casa, mas cheguei! Fui dormir por volta das 6 am, tendo que acordar em 2 horas e ir trabalhar na apresentação. Desejem-me sorte, e enviem engovs.

Resumo do dia: Tempo, por favor vá devagar.

—–

Se você quiser saber como é o processo criativo da Pop Up Agency, a agência que resolve briefings em 48 horas, tá aqui:

Pop up agency Creative Process

IDEATION

CHECK IN
Everyone say the first thing that pops into mind about how they’re feeling

DEBRIEF (15min)
Find the goal for the brief (one sentence)
What is the challenge?
-Convince Creative Directors of hiring more creative women.

EMPTY YOUR BRAIN (2min)
Write all the first ideas that come to mind and put them in a pile.

SPEED DATING (around 10/15 minutes)
In a big board or table, draw or write one or two ideas. After two minutes, everyone step left and have 2 minutes to interpret and work on the other person idea. It keeps going until you come back to your ideas. You have 2 last minutes to work on your work, after having seeing the other ideas.

CHALLENGE VS. SOLUTION (2 minutes to come up with + 2 minutes in the ‘battle’ : 4 minutes)
Split the team in two, working separately with no communication between them.
A team comes up with challenges to the GOAL (not the ideas)
Ex: What if the budget is small?
What if there’re religious issues?

The other half comes up with new solutions. New Ideas. And then there’s the battle, challenging the new ideas. The ones that can be saved go through, the others go into quick discussion. Put the good ones on the pile.

SERENDIPITY (5 minutes)
Think of new stuff that’s happening in the world. How can you use those tools/events/new social concept to help with the challenge. Pick those ideas and put them into the ideas pile.

CIRCUITS (10 minutes)
Bring new ideas to the table, don’t hesitate, write whatever.
Be SHOCKING. Write ideas for 2 minutes
Be INSPIRING: Same thing as above
Be INNOVATIVE: Same as the above.

Pick another three/four ideas out of this section and add that to the ideas pile. (4 minutes)

MATRIX (decision making tool)
On the x axis we have DOABLE :the easiest to make it real, the most to the right the idea will be.
On the Y axis, we have IMPACT: the most impactful an idea is, the most to the top the idea will be.

The best ideas should be in the top right corner.

PROTOTYPING
App: POP Prototyping On Paper
Marvel app for prototyping.

Literally making it out of paper or something, to visualize and turn it accessible to actually field study. If you do it, do the USER JOURNEY, marking them in a matrix of positive and negative, how the customer responded to it.

PRESENTATION (7 minutes)

 

 

11159480_10204622263615733_567708420564573333_n Luis Michelazzo
Colecionador de referências, as busca nas mais diferentes vivências que ele possa ter. Seja seguindo gnus em uma jornada pelo Serengueti ou trabalhando em um albergue em Roma, ele está sempre aberto a novas experiências pois sabe que um dia elas lhe serão úteis. Apaixonado por viagens, por narrativas e por uma boa cerveja com os amigos, já morou na Austrália e na Inglaterra, onde estudou Cinema e Multiculturalismo na University of Westminster e tietou a Emma Watson.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.