Você reparou em algo diferente no Facebook ou no Instagram? Como por exemplo, algum amigo jogando um balde de água na própria cabeça?
Diferente de muitas ações que acabaram viralizando apenas por entretenimento, o Ice Bucket Challenge surgiu de uma situação pouco animadora.
Com o intuito de chamar atenção para a Esclerose lateral amiotrófica, o ex jogador de basquete Peter Frates e seu amigo Pat Quinn, ambos portadores da doença, tiveram a ideia de engajar os usuários das redes sociais a divulgarem a luta dos diagnosticados e até doarem dinheiro para pesquisas.
A ALS -como também é conhecida- é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores e do sistema nervoso central.
Para participar, é simples: basta pegar um balde de água -bem gelada-, jogar na própria cabeça e indicar alguns amigos para fazer a mesma coisa. Quem não estiver disposto a faze-lo, deve doar U$ 100 para uma instituição que cuida de pacientes com a doença. O motivo da água estar gelada é devido à falta de sensibilidade que a ALS acaba causando.
Além de engajar celebridades como Martha Stewart e Matt Lauer a participarem, a “campanha” também conseguiu quadruplicar o número de doações em comparação aos mesmos períodos no ano passado, segundo a ALS Association.
Vale a pena conferir também algumas outras tendências que renderam muito conteúdo nas redes sociais:
1- Tebowing: Teve como inspiração o costume do zagueiro americano Tim Tebow de rezar antes dos jogos do seu time, o Denver Broncos.
2- Owling: Fotografa-se imóvel em cima de lugares aleatórios, parecendo com uma coruja.
3- Planking: Um dos mais conhecidos, consiste no ato de deitar horizontalmente, como uma tábua, em lugares aleatórios.
4- Batmanning: Provavelmente a que requer mais esforço físico, a ação teve início na Universidade de Purdue e consiste em pendurar-se com os pés de cabeça para baixo, também em lugares aleatórios.
5- Whaling: Tendo o Vine como plataforma principal de divulgação, consistia em imitar uma baleia pulando para fora da água.
Você precisa fazer login para comentar.