Sinapse por Christian Michelassi, 08/07/09.

Bahn Mi Newronio

Cachorro quente, comida japonesa, em especial o temaki, café on-the-go (Starbucks) e tantas outras delícias . Essas comidas parece que sempre existiram já que estão tão encorporadas no nosso cotidiano, principalmente aqui em São Paulo, que tem fama de ser a capital gastronômica brasileira. E agora aparece o Bahn Mi para complementar a nossa nem tão saudável dieta.

Bahn Mi é um sanduíche vietnamita que tem feito muito sucesso nos EUA. Primeiro porque lá adoram fast food. Segundo que, nas grandes metrópolis sempre há imigrantes querendo sentir novamente o gostinho de casa e turistas ávidos por experimentar tudo e contar assim que chegar em suas terras-natais.

O Bahni Mi é um pão francês recheado com maionese, patê de carne de porco, queijo e presunto, rabanete, coentro, cenoura e pepino. Uma salada praticamente completa dentro de um pão. Claro que esses ingredientes são cambiáveis. Dependendo do lugar em que você for comer é possível experimentar até Bahn Mi vegetarianos. Nesse vídeo, Anthony Bourdain experimenta no Vietnam o tal Bahn Mi com tudo que tem direito. Até ovo!

Em Nova York já são mais de 12 restaurantes como o Silent Brooklyn e o Num Pang que vendem seus Bahn Mis e variações a US$8 em média. E esse crescente sucesso também se deva ao fato de que montar esses sanduíches é muito mais barato do que abrir um restaurante e garantir um menu completo ao freguês, que se for novaiorquino, é muito exigente. Vide números de abertura e fechamento de restaurantes na Big Apple.

Problemas para fazer esse sanduíche no Brasi? Nenhum! Pão francês qualquer padaria tem; carne de porco, presunto, queijo e os vegetais também sobram no mercado. Além disso, o brasileiro já está acostumado com todos esses ingredientes, portanto, o Bahn Mi é um forte candidato a ganhar o paladar brasileiro.

Quanto tempo vai demorar para São Paulo abraçar essa culinária e encontramos as 18hrs, nas portas das estações do metrô, alguns orientais fazendo esses sanduíches? Já estou com fome.

Imagem: NYMag

Opa, me tuíta! @Michelassi e @NewronioESPM