Sinapse por Christian Michelassi, 26/05/2009.
Já ouvi várias e várias vezes que devemos sair da nossa bolha de conforto e sair na rua e conhecer o mercado popular, o dia a dia das ruas. Tentei fazer isso e fiz algumas constatações acerca do varejo popular.
Não é de hoje que o consumidor classe C, D e E tem sido visto como um dos melhores mercados para se trabalhar. Apesar de terem pouco dinheiro no bolso, são maioria no país. Já diziam os antigos: De grão em grão a galinha enche o papo. E é justamente isso que as grandes redes varejistas estão fazendo,
Wal-Mart, Carrefour, Grupo Pão de Açúcar e outras redes nem tão conhecidas na cidade de São Paulo como Tenda, Atacadão e Assai estão investindo pesado nesse segmento.
A Rede Wal Mart é dona da bandeira Todo Dia, que inicialmente estava presente apenas no nordeste, mas está chegando na Grande SP com uma loja já instalada em Mauá e outra que abrirá em Diadema dentro de um mês. Já o Carrefour há algum tempo atua nesse segmento com a bandeira Dia% e possui várias lojas espalhadas por aí.
Outro modelo de negócio muito seguido pelas redes de varejo são os atacarejos: São canais de distribuição que tem como foco a venda em atacado para os pequenos comerciante, mas também vendem unidades individuais para o consumidor final. Presentes em bairros como Vila Maria, São Miguel Paulista, Carapicuíba e Guarapiranga, bem como as cidades do Grande ABC: São Bernardo, Diadema, Santo André e São Caetano.
Esses canais de venda normalmente estão localizados na periferia: O Tenda, Atacadão e o Assai que dominam esse Mercado têm lojas em bairros de classe baixa de São Paulo e cidades da Grande SP e especialmente do Grande ABC. Essas regiões são o foco dessas empresas que parecem ter descoberto uma mina de ouro.
Deu para perceber o quanto as empresas estão se voltando para esse Mercado que de um tempo pra cá, com a valorização da moeda, aumento dos salários, pouca inflação e facilidade de crédito tem se mostrado cada vez mais interessantes. E sua empresa? Tem feito alguma coisa para abocanhar alguma fatia desse Mercado?
Opa, me tuíta! @Michelassi e @NewronioESPM
Você precisa fazer login para comentar.