Mesmo 26 anos depois de escrever sua obra-prima, Admirável Mundo Novo (que é aclamada até hoje), Aldous Huxley continuou escrevendo e elaborando sobre o futuro da humanidade e o impacto que a comunicação teria nele. Assim, escreveu “Enemies of Freedom”, que depois tornou-se “Brave New World Revisited”, um artigo sobre o uso dos meios de comunicação, autoritarismo e liberdade.
Por causa desta publicação, Huxley foi em 1958 convidado para o “the Mike Wallace show”, um talk show importante da época, que recebeu convidados como Salvador Dalí. Lá, o entrevistador fez algumas perguntas acerca de sua publicação e suas crenças e, com o conteúdo dessa entrevista, o canal Blank on Blank do YouTube fez uma animação.
A entrevista na íntegra você pode conferir abaixo:
É incrível como Aldous Huxley previu com tanta precisão o cenário do futuro, mesmo tendo partido de uma obra de “ficção”. O termo “ficção” empobrece o tom da obra quanto ao seu valor de fato científico e verdadeiro como observações e projeções da sociedade. Seja inventando um planeta onde as pessoas se alimentam de drogas para serem felizes ou criticando o uso de propaganda na política e na sociedade, Huxley é um autor muito adequado à nossa realidade.