A Warner Bros acabou de lançou o trailer de sua nova produção “Duna”. O filme está na sua segunda versão cinematográfica e conta com participação de Timotheé Chalamet e Zendaya, com direção de Denis Villeneuve. A primeira versão lançada foi em 1984 pelas mãos de David Lynch, mas acabou não tendo grande sucesso.

O primeiro filme contava com a participação especial do vocalista do “The Police”, Sting, aparecendo na chamada da época. Confira os dois trailers:

“Duna” – 1984
“Duna” – 2020

O passado e o presente quando colocados um ao lado do outro, deixam claro as diferenças das produções e quão realístico a obra pode vir a ser. Ainda mais em um gênero de ficção científica, onde a mente dos escritores derruba as barreiras da funcionalidade realística, complicando muito as produções.

O icônico diretor Alejandro Jodorowsky foi um daqueles que se frustrou com a primeira versão do filme em 1984, categorizando-o como muito abaixo comparado ao livro. Jodorowsky já havia tentado fazer uma versão cinematográfica de “Duna”, e ainda contava com a ajuda de grandes nomes do cinema e entretenimento para a produção, como o cineasta Orson Welles, a banda Pink Floyd e o artista Salvador Dalí. O diretor acabou não tendo sucesso no feito, chegando a conclusão que é impossível fazer um bom filme de “Duna”. Mas será mesmo?

Esta sendo previsto que essa nova versão irá fazer um sucesso muito grande no meio da ficção científica. A ferramenta crucial para esse fim é a tecnologia. Quando Jodorowsky resolveu tentar o filme e a primeira versão foi lançada, as ferramentas tecnológicas disponíveis eram muito limitadas, fazendo com que o filme não alcançasse ao nível de expectativa do público. Mas hoje com tantos avanços tecnológicos e com filmes de ficção científica tão bem desenvolvidos, Denis Villeneuve tem tudo para constituir uma grande obra e ser o primeiro a quebrar a maldição cinematográfica que ronda “Duna”.

O trailer da nova versão apenas aumenta essa ansiedade, deixando claro em algumas cenas que Denis não economizou nos efeitos e está tentando adaptar a obra sem perder a fantasia que ela tem em sua criação.

E aí, ansioso para essa nova versão? Você aposta que será um sucesso?