#éoquetemprahoje por Thássio Marcelo
Na Coréia do Sul, cerca de 1.140 ursos são mantidos em pequenas jaulas sujas para a extração da “vesícula biliar”, muito utilizada na medicina asiática. A maior razão por trás da manutenção do “Urso de Agricultura” é que os coreanos não têm interesse nele.
Assim, o museu fez o público perceber qual o grau de influência da “indiferença” sobre os ursos através de um grande cartaz adesivado no chão do museu. Veja o resultado:
O legal da ação é que, a princípio, o cartaz contém apenas um urso. Mas a medida que as pessoas vão andando e pisando nele, uma jaula vai surgindo ao redor, por meio de um adesivo transparente que adere a sujeira dos calçados.
O conceito da iniciativa se completa com a mensagem escrita: “Copie. Não deixe sua indiferença pisotea-lo”, que leva o leitor a um QR code linkado ao site da campanha. Lá é possível assinar um acordo para banir essa prática no país.
Esse é um exemplo de iniciativa bem elaborada, que soube associar o chamado ao site com a liberdade do ursinho preso do cartaz.
Curtiu? Twitta aí: @NewronioEspm @Thassio_Marcelo