Neste ano, a petrolífera Shell sinalizou que tinha intenções em explorar petróleo na região ártica, deixando os ambientalistas preocupados.
Como era de se esperar, o Greenpeace, que luta pela preservação do meio ambiente, se manifestou. A ONG, famosa por suas polêmicas ações pelo mundo, decidiu atacar o contrato promocional assinado entre Shell e Lego.
A organização tem acusado a dona de um dos brinquedos mais famosos de compactuar com as intenções da petrolífera, ajudando-a a tirar o assunto “ártico” do foco e a limpar sua imagem.
Em julho, a ONG divulgou um estudo defendendo que a venda dos brinquedos da Lego é priorizada em detrimento do futuro das crianças e da proteção do meio ambiente.
Mais recentemente, lançaram um vídeo apelando para o fim do contrato Shell-Lego.
“Everything is NOT awesome” utiliza o universo dos brinquedos para demonstrar o que pode vir a acontecer no futuro, caso a exploração de petróleo no ártico se concretize. E o próprio nome é uma brincadeira com “Everything is AWESOME!!!”, que faz parte da trilha do filme da Lego.
E parece que o Greenpeace foi bem sucedido em seu apelo. Hoje a Lego anunciou que não renovará seu contrato com a Shell.