Sinapse por Vince Vader, 26/01/2010

Mais uma vez, estamos aqui em um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina conferindo as impressões iniciais.

Para quem não conhece, Campus Party é considerado o maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Um encontro anual realizado desde 1997, que reúne, durante sete dias, milhares de participantes com seus computadores com a finalidade de compartilhar conhecimento, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias.

Após 12 edições na Espanha, a Campus Party iniciou em 2008 seu processo de internacionalização. E o Brasil foi o primeiro país escolhido para receber a maior festa mundial da internet.

Na última edição, realizada em janeiro de 2009, a Campus Party Brasil recebeu 6.655 campuseiros e mais de 118 mil visitantes da Área Expo e Lazer.

A Campus Party oferece 24 horas de atividades por dia, num espaço com quatro zonas temáticas, que abrangem temas que vão desde a criatividade digital à robótica. Durante uma semana, os campuseiros têm a oportunidade de participar de oficinas, palestras, demonstrações, concursos e outras atividades.

Depois dessa breve introdução, vamos às impressões do que está rolando nesse momento. Pra variar, a organização do evento deixa a desejar. Depois de quase uma hora de fila (isso porque estávamos cadastrados como imprensa) conseguimos acessar o átrio principal. O transporte do metrô até o centro de eventos também está precário, pois só há um ônibus para fazer o trajeto.

A internet também está deixando um pouco a desejar (um recado para aqueles que vieram baixar todas as temporadas de Lost de uma vez), mas no geral está bem tranquilo nas mesas. Nesse exato momento está ocorendo a palestra do Kevin Mitnick (lotada, por sinal) que é considerado o ex-hacker mais famoso da história, Mitnick tem mais de vinte anos de experiência na exploração de segurança de computadores. Já em 1980, seu hobby consistia em estudar os métodos, táticas e estratégias utilizadas para burlar a segurança dos computadores e de sistemas de telecomunicações.

Já temos o pessoal trazendo seus micros personalizados e alguns stands bem interessantes, como o de Simulação de Games e Fotografia/Vídeo/Design.

Acompanhe mais notícias diretamente no site www.comlimao.com . Até lá.