Wow! E segurem o coração. Estamos apenas no segundo dia de Festival e os acontecimentos por aqui não param. Hoje o dia foi recheado de palestras com grandes nomes da propaganda, celebridades, esportistas, entre outros e, para fechar o dia, a primeira premiação desta edição. Quem levou Grand Prix? Quais peças apareceram no pódio?

Entre as palestras e seminários do dia, tivemos a presença do ator e cantor Jack Black falando sobre como o conteúdo digital tem tomado diferentes formas e hoje faz parte do dia a dia das pessoas. O Vice-presidente da Coca-Cola, Jonathan Mildenhall, contou mais sobre como a empresa passou a super investir em criatividade e como a comunicação faz com que as pessoas vistam a camisa dos ideais da marca. Foi apresentado ao público um dos projetos mais recentes do Festival: o Cannes Chimera.Em parceria com a Bill & Melinda Gates Foundation, o júri de Cannes está procurando por ideias que possam mudar o mundo daqui algumas décadas e, se sua ideia for a escolhida, eles darão até 1 milhão de dólares para que ela seja executada.

Recebemos o piloto da Fórmula 1 Jenson Button para um bate-papo sobre como adaptar-se ao ambiente te faz mais criativo. Para fechar as palestras desta segunda, Jeff Benjamin da JWT apresentou o “Conheça os pais”, trazendo no palco alguns pais de famosos publicitários para contarem de onde vem tanta criatividade dos seus filhos. Quem apareceu por lá foi o pequeno Robby Novak, mais conhecido como President Kid, que faz sucesso na internet. O garoto é popular nos Estados Unidos e você pode entender o porque assistindo esse vídeo.

Agora o momento mais esperado: a primeira noite de prêmios. As categorias do dia foram Direct, PR, Promo Activation e a recém criada Creative Effectiveness. O Brasil apareceu muito bem posicionado em todas as categorias. Entre vários bronzes e pratas, ganhamos também diversos ouros. Em PR, dentre as campanhas que levaram a estatueta dourada estavam Oreo Twist, da Draft NY; Google + Hangouts, com Same Sex Marriage; Toxic Tours Greenpeace, da Circus Marketing; Dove Beauty, da Ogilvy, entre muitos outros. O Grand Prix de PR foi para Dumb Ways To Die, da McCann (e não para por aí, vejam mais para baixo).

Em Promo Activation: ouros foram para Antvertising, da WWF; Celebrities Grammar Cops, da Ogilvy; Samsung The Bridge of Life, da Cheil Worldwide; UTEC Potable Water Generator, da Draft; entre outros. O Grand Prix de Promo foi para Immortal Fans, da Ogilvy Brasil, aplaudida de pé pelo auditório.

Creative Effectiveness estréia no Festival de Cannes para dar uma segunda chance àquelas peças rejeitadas nos anos anteriores mas que provaram ser eficazes e provam nos números que cumpriram seus deveres. Os ouros foram para John Lewis Presents you can’t wait to give, DDB Londres; NRMA Car Creation, TBWA Sydney; e outros. O Grand Prix da categoria foi para Heineken, Legendary Journey da Wieden + Kennedy de Amsterdam.

Por último foi apresentada a categoria de Direct. Alguns dos premiados com o leão de ouro foram Small World Machines, da Leo Burnett; Meet Porter, da Draft; Third Eye, da DDB; entre outros. O Grand Prix de Direct foi para Dumb Ways to Die, levando o segundo prêmio máximo da noite.

Amanhã a cerimônia de prêmios revela os ganhadores das categorias Outdoor, Innovation, Media e Mobile. Não dá para perder!

Renan Quevedo é diretor de arte, cursa o 8º semestre de CSO e foi o aluno escolhido para representar o Brasil na Roger Hatchuel Academy. Além da competição entre estudantes de todo o mundo, Renan fará de tudo para atualizar o pessoal sobre ideias, eventos, palestras e o que de mais incrível estiver acontecendo em Cannes.