A Ikea Canada publicou a campanha Lamp 2, que seria a sequência de uma propaganda de 30 segundos do ano de 2002. A campanha original recebeu todos os prêmios em diversas categorias, incluindo o de Cannes Lions Films e Grand Clio Awards.

Dirigido pelo renomado diretor Spike Jonze, que tem outros títulos de sucessos, a sequência inicialmente conta a história de uma luminária comum que é substituída por outra com um design mais moderno.

É possível dizer que o diretor conseguiu trazer alguns sentimentos emotivos com algumas imagens, em alguns takes de filmagem a lâmpada se vê sendo retirada do seu “habitat natural” o que nos faz pensar que a luminária possui vida própria. De alguma forma, criamos uma conexão com o objeto, e sentimos pena por ele ter sido abandonado na calçada, tomando chuva e ficando por horas e horas observando a dona utilizar a luminária nova e supostamente melhor que a antiga. No final do vídeo, um homem entra em cena e questiona o motivo do sentimento desagradável: “Many of you feel bad for this lamp. This is because you’re crazy. This lamp has no feelings. And the new one is much better”.

Após 16 anos, a companhia divulgou uma sequência para a triste história, inserindo uma reviravolta na “vida” da luminária. Criado pela agência Rethink Canada e pelo diretor Mark Zibert, “Lamp 2” apresenta muito mais do que apenas a divulgação da marca. A continuação destaca a conscientização com o meio ambiente e incentiva a reutilização, tendo como uma ideia principal comunicar as pessoas de que não é estranho reutilizar coisas antigas. O posicionamento da Ikea sobre consumo responsável é importante, e outras companhias já abraçam essa causa, como a P&G e Unilever. Sem contar que após tanto tempo, a luminária abandonada teve um final feliz.

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