A rádio estadunidense “WXPN” reproduzirá shows originais no 50º aniversário da Feira de Artes e Música de Woodstock.

Ao todo serão mais de 30 horas com muita música dos anos 60, ao longo de quatro dias. A transmissão será completamente fiel ao lendário festival de rock, contando até mesmo com os anúncios e intervalos entre shows; ou seja, basta fechar os olhos e acampar com os amigos em um gramado (opcional) com o programa sintonizado para experimentar uma verdadeira viagem no tempo e reviver todos os 32 shows (ou o máximo possível) do Woodstock original.

A reprise é uma boa notícia também para os roqueiros mais velhos e saudosistas que não tiveram a oportunidade de comparecer à caótica maratona de apresentações, e que terão essa segunda chance imperdível de se programar para escutar aos shows no conforto de casa (e com condições ao menos básicas de higiene). Ainda mais tendo em vista que o festival comemorativo “Woodstock 50” que seria produzido por Michael Lang, um dos cofundadores do Woodstock de 1969, foi infelizmente cancelado por motivações técnicas.

O único ponto negativo acaba sendo que, justamente por não poder estar presente no festival, somente será possível imaginar a energia de meio milhão de pessoas passando juntas por um dos finais de semana mais memoráveis da história. O ano de 1969 também foi marcado pelo fato de ser turbulento, desde a ida do homem à lua, até a Guerra Fria, Guerra do Vietnã e fortes tensões raciais; ou seja, o festival possui um valor histórico muito notável pelo fato de ser uma grande expressão de paz e amor em um dos períodos mais conflituosos dos Estados Unidos.

De qualquer forma, com certeza escutar um pedacinho do áudio original nessa transmissão será o suficiente para te fazer viajar na história e sentir o clima da maior confraternização de música que o mundo já viu. Basta sincronizar no site da WXPN e conferir os horários dos seus shows preferidos, que vão acontecer entre os dias 15 e 18 de agosto.

Baiano, amigão da vizinhança, ecochato, escritor amador e mestre pokémon nas horas vagas.