Segundo dia de congresso aqui em Oxford e muita coisa boa rolando. Hoje tivemos uma sessão dedicada os games da empresa BioWare chamada “The BioWare Way Panel”. Três pesquisadores da universidade de Klagenfurt (Áustria) apresentaram trabalhos analisando a construção narrativa dos games “Dragon Age: Inquisition” e “Mass Effect 2”. Basicamente discutiu-se a construção dos estereótipos de minorias não-humanas nas interfaces desses games e os sistemas de inteligência artificial presentes na história.

Hoje foi o dia que apresentei meu trabalho na sessão de “Game Design”; falei sobre os processos de design iterativo e sobre como é importante aplicar metodologias de pesquisa qualitativa em sessões de beta test. Na parte da tarde participei como chairman da sessão de “Player Behaviours” mediando os seguintes trabalhos: “Player engagement with memorial activity in MMO games”, “Archives, identify and apparatus: let’s play and videogame fandom” e “Understanding the fanboy culture”.

O final da tarde no congresso é sempre bom: temos mesas de jogos e vinhos para celebrar a ludicidade e os gaming studies. Para quem quer acompanhar os resumos dos trabalhos mencionados nesse post, basta acessar o link http://www.inter-disciplinary.net/critical-issues/cyber/videogame-cultures-the-future-of-interactive-entertainment/conference-programme-abstracts-and-papers/abstracts-listed-by-author-a-m-2/

Brevemente eles irão publicar os artigos completos no site e eu irei compartilhar por aqui.

#GoGamers

foto_vince

Vince Vader

Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.