Um bom jogo não nasce de um ano para o outro, inclusive, bons jogos demoram anos para serem produzidos (fica a dica Ubisoft), mas a espera, sempre, vale a pena. E se você clicou nesse link sem ter a menor ideia do que é Overwatch, você precisa reavaliar as prioridades da sua vida. Mas antes de falar desse maravilhoso FPS, que lançou um open beta dia 5 de maio, vamos fazer uma breve recapitulação para o pessoal que ainda não colocou a vida de volta nos trilhos.

Blizzard, mesma produtora que fez World of WarCraft, a trilogia Diablo, Starcraft e muitos outros resolveu se aventurar no mundo dos FPS. E agradeça todos os produtores por ela ter feito isso. Mais uma vez ela mostra como um jogo tem um aspecto completamente diferente quando você cria uma história, um enredo, motivos e frustrações para cada um dos 21 heróis. Famoso conteúdo de relevância para seu público. Alguns heróis já tem vídeos rolando pela internet, com animações que colocam a Pixar onde devia: num psiquiatra, com medo que a Blizzard resolva entrar na brincadeira de fazer animações de longa metragem.

Acho que tá dando pra entender que não é só a obra que está maravilhosa, mas o conjunto serve para ser estudado. Eu não me importaria em estudar algumas horas um case de Overwatch. Pra falar a verdade, já estudei, 7 maravilhosas horas no novo open Beta.

O gameplay é maravilhoso, e sempre que paro para pensar se ele é lindo porque é simples, ou lindamente complexo, eu fico na dúvida, paro para refletir, desisto e volto a jogar.

O jogo se sustenta no multiplayer, e é isso. Cada um dos 21 heróis tem sua especialidade em campo, tal como um MOBA (Ex: League of Legends e DOTA). A cada partida vencida ou perdida seu herói não ganha novas habilidades, não destrava um novo personagem e muito menos uma nova arma. No começo do jogo você já tem tudo isso, e você joga com a fúria de um jovem adulto que ainda tem que comprar o presente de dia das mães, mas não consegue parar. Desculpa mãe

Moral da história? A Activision que crie um próximo Call of Duty destruidor, a EA que pare de cobrar um absurdo pelas expansões de StarWars Battlefront e o The Division que se cuide. Tenho o sentimento que Overwatch vai mudar as regras dos jogos de FPS.

#GOGAMERS

Texto por Tomaz Walter

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.