Hoje vamos começar com a série de posts – Lugares Incomuns – falando sobre algumas empresas e agências que desenvolvem projetos muito legais, que podem ser uma oportunidade enorme para se trabalhar, só que muitas vezes não são nem consideradas entre universitários que estão procurando estágio, pois não estão entre as maiores agências do país ou por não ser uma enorme empresa, mas como já falamos por aqui, não é bem assim que funciona.

Se dermos uma olhada nas maiores agências do Brasil, considerando os milhares de reais que elas movimentaram em 2012, conseguimos ver que o modelo de remuneração da maioria das agências, hoje, é bastante apoiado em compra de mídia e no BV (que até o Google está pagando), assim essas agências costumam dar soluções para seus clientes baseando-se no ATL(Above the Line) e esse é o modelo de negócio dessas agências, que acabam não dependendo somente do dinheiro que o cliente paga, já que muitas vezes a agência recebe um bolo grande dos veículos. Por outro lado existem as agências que não tem o modelo de negócio baseado na compra de mídia, e a sua remuneração apoiada em fee’s pago por seus clientes, o que por muitas vezes acaba saindo caro para a empresa que quer anunciar e não é tão interessante assim para a agência.

Propondo um novo modelo de negócio com um estilo de remuneração totalmente inovador, onde o cliente, que muitas vezes questiona o modelo atual de remuneração do mercado publicitário, e a agência tem uma dependência muito maior, nasceu a Pong Dynasty, dentro da holding Flag. Eles acreditam que fazer propaganda é um jogo onde todos devem ganhar e que o modelo que existe hoje não é benéfico para ninguém, já que para Rodrigo Santanna, CEO da Pong, a cobrança fundamentada em hora/homem tende a ser ineficiente, nem as baseadas no ATL, como já falamos. Assim seguindo esse pensamento a agência cobra do anunciante, além dos custos para criar a campanha, em cima de resultados, ou seja, se o resultado é menor que o esperado o cliente paga um mínimo, mas se o resultado é superior o cliente paga mais do que o normal para o mercado. Faz sentido, né?

Assim a agência faz papel de sócia do cliente, fazendo com que as soluções saiam do comum e o trabalho se torne mais inovador e empreendedor, o que ela vai ganhar depende do cliente assim como o cliente depende dela, criando uma relação mais forte entre os dois, porém para a agência é um risco maior do que a linha tradicional, um modelo onde a agência tem que ter muita confiança no seu trabalho e no potencial de todos que estão envolvidos, o que Santanna acredita ser o futuro do mercado da comunicação.

Com menos de um ano de atuação a Pong já chamou atenção de grandes clientes. A Reckitt Beckinser já criou para Vanish uma campanha composta por 5 filmes (um deles o vídeo acima) e outras campanhas já planejadas são para AirWick, Dettol, Veet e Finish. Além disso marcas como Cheetos Doritos da Pepsico e  a L’Oreal com a famosa La Roche-Posay também estão entre os clientes da recém lançada agência. Com um modelo de comunicação mais transparente muitos acreditam que esse modelo representa o futuro da comunicação, que pode quebrar o formato tradicional.

Você já conhecia a Pong Dynasty? Vamos continuar falando sobre outras agências tão legais quanto ela, é só você ficar ligado aqui no Newronio.

Estudante de Comunicação pela ESPM. Gosto de pensar como as coisas poderiam ser diferentes e se poderiam ser melhores. Me interesso por qualquer coisa, especialmente por redes sociais, tecnologia e música