Você faz ideia de como os quadros antigos duram tanto tempo?

A verdade é que eles precisam passar por um processo de restauração quando começam a deteriorar; o que se trata de um procedimento que demanda muita atenção, paciência e investimento – porque é extremamente caro.

Baumgartner Fine Art Restoration and Conservation é um centro de restauração de quadros e artes que fica localizado em Chicago. O artista Julian Baumgartner trabalha no estabelecimento e é um dos responsáveis pelos processos. Recentemente, foi pedido à ele que restaurasse um autorretrato da pintora italiana Emma Gaggiotti Richards, um quadro feito no século XIX. Mas esse não foi simplesmente um trabalho como os outros.

Julian foi filmado durante cada pequena etapa, e a junção das cenas resultou em um documentário super relaxante, que têm um efeito praticamente meditativo para o telespectador, pois não há um narrador e nem excesso de informações. O vídeo é puramente uma música instrumental de fundo acompanhada de cada detalhe do que o profissional faz para a preservação o quadro.

Repintar partes desbotadas, recriar deformações de relevo, retirar e recolocar o verniz… São centenas de passos a serem seguidos. Meticulosamente calculados.

“Conseguir fazer a cor e o volume da peça perfeitamente calculados é muito recompensador. O objetivo da restauração é não deixar a imagem estragar como um todo. Por isso, não nos preocupamos tanto se quando examinados no microscópio é possível perceber a manutenção. É quase impossível tornar uma manutenção totalmente imperceptível. 

Porém, nossa filosofia é alterar a arte o mínimo possível, com respeito às intenções iniciais do artista.” – Julian Baumgartner

eu queria saber voar