Você já deve ter visto longas asiáticos, e geralmente eles possuem um foco na ação. Todas as cenas são bem coreografadas e muitas delas se tornaram memoráveis nas cenas de melhores lutas ao olhar do grande público. Ademais, muitos dos filmes geralmente se baseiam em algum suspense ou história de época. Um Filme que pode expressar isso é Oldboy (2005). Mas é claro que o cinema asiático vem mudando e se adaptando para vários gêneros do cinema, como o Terror.

É claro que a representatividade asiática vem ganhando destaque no mundo. Um exemplo disso, é a comédia romântica chamada Podres de Ricos (2018).  E agora, eles indicaram o filme Em Chamas, para representar a Coreia Do Sul na cerimônia do Oscar.

O longa é baseado no conto Barn Burning, de Haruki Murakami e contará a história de Jongsu (Yoo Ah In) é um entregador que, durante um delivery, encontra Haemi (Jong-Seo Jeon) uma antiga amiga que lhe faz um pedido inusitado: cuidar do gato dela enquanto faz uma viagem para a África. Quando volta de viagem, Haemi apresenta ao entregador um jovem rico e enigmático, Ben (Steven Yeun), que conheceu durante a temporada africana. Assim, tem início um triângulo amoroso que vai afetar a vida de todos envolvidos. Até Ben contar a Jongsu sobre um hobby pouco usual que ele pratica.

Para explicar o que se passa sobre a história e entender melhor um pouco sobre um dos protagonistas o diretor Lee Chang-Dong fala “Parece-me que hoje, pessoas de todo o mundo, independente da nacionalidade, religião ou classe social, estão com raiva por diferentes motivos. Os jovens da Coreia, por exemplo, estão passando por tempos difíceis. Eles sofrem com o desemprego, eles não têm esperança no presente e veem que as coisas não vão melhorar no futuro. Incapazes de escolher um alvo para direcionar essa raiva, eles se sentem impotentes, desesperançosos. Para muitos jovens, o mundo está se tornando um gigante quebra-cabeça. É um pouco como se sente o protagonista de Murakami, Jongsu”,

Esse filme é uma mostra clara de como o cinema asiático vem ganhando destaque e abrangendo vários gêneros. Além de poder ser lembrado na cabeças das pessoas não só pelas cenas coreografadas de lutas, mas como um local que pode sim fazer grandes filmes.

O filme foi produzida pela Pandora Filmes e estreou nos cinemas brasileiros no dia 1º de novembro. E está disponível na programação oficial da Mostra SP.

Um beijo, um abraço e um carinho amoroso a todos.