O Lula disse: O comércio cresceu e não diminiu. As pessoas estão comprando. Em seu programa no dia 27 de Abril. Lendo isso, nós do Newronio fomos checar na internet, através do Google Insight, o que está acontecendo.

Depois de conversar sobre a crise com vários professores aqui da ESPM, tive o pressentimento de que não há crise no Brasil. Então tive que checar informações mais confiáveis que as notícias, usando o Google Insight com algumas palavras chave representativas do consumo brasileiro para medir o comportamento do consumidor nos últimos 12 meses.

Marcas são status e sinônimo de classe no Brasil e mesmo com os sinais da crise o consumidor não vai desistir desses valores, especialmente agora quando a Classe C e D tiveram seu primeiro contato com marcas premium devido ao rápido crescimento econômico. Como conciliar a necessidade de consumir essas marcas quando se tem uma crise? Eu escolhi duas palavras para começar a pesquisa: Outlet e Cupons.

Note nos gráficos abaixo que a maioria dos picos aconteceram no final do ano de 2008, mas em 2009 a pesquisa por esse termo cresceu muito.

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Uma coisa interessante é que nas pesquisas relacionadas aparecem marcas como: TNG, ADIDAS, PUMA, NIKE, FNAC, SUBMARINO e isso prova que os consumidores não querem deixar essas marcas e usam as promoções e descontos para evitar isso.

E os shoppings?

As pesquisas com o termo “Shopping”

cresceram e atingiram o mais alto pico no mês passado.
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E com as buscas em alta sobre cartões de crédito podemos entender que esses consumidores estão comprando tudo parcelado, o que significa que essa falta de sinais de crise aqui no Brasil acontece devido a lojas como Casas Bahia e bancos.

screenshot_004 Tool: http://www.google.com/insights/search/#

O que você acha? A crise conseguirá transpor as compras da classe D impulsionadas pelo crédito?