O Lula disse: O comércio cresceu e não diminiu. As pessoas estão comprando. Em seu programa no dia 27 de Abril. Lendo isso, nós do Newronio fomos checar na internet, através do Google Insight, o que está acontecendo.
Depois de conversar sobre a crise com vários professores aqui da ESPM, tive o pressentimento de que não há crise no Brasil. Então tive que checar informações mais confiáveis que as notícias, usando o Google Insight com algumas palavras chave representativas do consumo brasileiro para medir o comportamento do consumidor nos últimos 12 meses.
Marcas são status e sinônimo de classe no Brasil e mesmo com os sinais da crise o consumidor não vai desistir desses valores, especialmente agora quando a Classe C e D tiveram seu primeiro contato com marcas premium devido ao rápido crescimento econômico. Como conciliar a necessidade de consumir essas marcas quando se tem uma crise? Eu escolhi duas palavras para começar a pesquisa: Outlet e Cupons.
Note nos gráficos abaixo que a maioria dos picos aconteceram no final do ano de 2008, mas em 2009 a pesquisa por esse termo cresceu muito.
Uma coisa interessante é que nas pesquisas relacionadas aparecem marcas como: TNG, ADIDAS, PUMA, NIKE, FNAC, SUBMARINO e isso prova que os consumidores não querem deixar essas marcas e usam as promoções e descontos para evitar isso.
E os shoppings?
As pesquisas com o termo “Shopping”
cresceram e atingiram o mais alto pico no mês passado.
Tool: http://www.google.com/insights/search/#
O que você acha? A crise conseguirá transpor as compras da classe D impulsionadas pelo crédito?
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