Primeiro de abril é o dia da… criatividade. Várias marcas enxergam na data uma oportunidade de conquistar destaque e atenção dos consumidores, contando uma “mentirinha” sobre seus produtos e serviços. Esse ano não foi diferente, algumas brincadeiras conseguiram surpreender pela ousadia e ganharam espaço na mídia.

Já era de se esperar que o Google apostaria em pegadinhas bem planejadas e absurdas. Dessa vez, divulgou o fim das atividades do Youtube, alegando que o site foi criado apenas para encontrar um vencedor do melhor vídeo.
O Google Nose também foi anunciado como uma inovação de seu serviço, que agora passaria a fornecer uma busca por cheiros, possibilitada por novas tecnologias.
Além dessas “novidades”, chegaram a publicar um Gmail na cor azul, inspirado na natureza, e um modo do Google Maps transformado em mapa do tesouro.

O chocolate Bis também aproveitou a data e não perdeu a piada. Chegou a lançar na sua Fan Page um concurso de embalagens camufladas, que buscavam solucionar o problema dos usuários com os “pidões”. Entre as opções estavam caixa de ovo de codorna, presunto cozido e latinha de sardinha aberta. Muitos esquecidos e desligados acabaram caindo nessa brincadeirinha e levando a votação a sério.

Lançamento de produtos falsos e malucos foi o que não faltou nessa segunda-feira (1). Sony traz a linha de produtos para animais, Virgin Airlines, um avião com chão transparente, P&G um enxaguante bucal sabor bacon, BMW, um carrinho de bebê, entre vários outros exemplos. O problema é que muitas marcas não garantiram a graça da piada, caíram na mesmice e acabaram passando batidas. O importante é não esquecer de que piadas ofensivas não são bem aceitas e distanciam a marca de seu cliente.

Para conquistar atenção e surpreender mentindo, é preciso, no mínimo, ser ousado, sem deixar de ser criativo e sempre lembrar que existe um Google brincando como um gigante.

Estudante da ESPM e aspirante a publicitária e comunicóloga. Adora escrever qualquer coisa que não seja sobre ela mesma.