Já é da sabedoria mundial que por conta da pandemia do Covid-19 todos os eventos oficiais presenciais que causavam aglomeração foram suspensos do calendário de 2020. Isso acabou prensando na parede as marcas e os artistas que exploravam ou viviam dessas festividades. Por isso, o mercado teve que se reinventar e buscar soluções criativas e efetivas para continuar impactando o maior número de pessoas com seus serviços.

Além dos artistas e marcas que se sustentavam com os shows e com as exposições artísticas em galerias ou espaços para esse tipo de divulgação, o mercado da moda também foi diretamente impactado com a perda de seus magníficos e impactantes festivais de lançamento e desfiles ao redor do globo. E pensando na perda desse contato com a passarela, a Gucci resolveu inovar e divulgar sua coleção de forma diferente e atrativa. Principalmente aos cinéfilos.

O diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, se juntou ao renomado diretor de cinema Gus Van Sant, produtor de filmes como “Garoto de Programa”, “Elephant”, “Gênio Indomável”, para liderarem uma colaboração cinematográfica que divulgue as peças da Gucci. Mas não é uma produção que apenas mostra as peças de roupas. A parceria entre os dois está formando um conjunto de peças que foca em mexer com os sentidos do telespectador.

Gus Van Sant (à esquerda) e Alessandro Michele (à direita)

A produção chamada de “Ouverture Of Something That Never Ended”, conta com um total de 7 episódios, que contam a vida da artista performática Silvia Calderoni na cidade de Roma na Itália. Em cada episódio, a câmera persegue Calderoni em seu dia-a-dia, mostrando situações e desenrolares diferentes da vida da mulher. Em todos os capítulos, os personagens estão vestidos com as peças Gucci, que são compostas por cores mais vivas chamando a atenção do público aos “looks” propostos pela marca.

No canal oficial da Gucci no Youtube, está sendo postado um episódio da saga por dia. Até agora estão postados 3 episódios da apresentação.

O primeiro se trata da apresentação da vida pessoal de Silvia e um pouco de seus passos quando está em casa, com participação especial na trilha sonora de Billie Eilish:

O segundo é sobre a vivência de Silvia em um café, e com os desenrolar dos fatos, ela acaba em uma aventura que não estava contando em sua rotina:

Já o terceiro episódio relata o momento de Silvia dentro dos correios, com uma participação especial do cantor Harry Styles:

As peças Gucci seguem vestidas nos personagens, trazendo uma conjuntura harmônica com a saturação da imagem do curta. Além do trabalho com as cores, Gus Van Sant utilizou uma das suas principais virtudes como diretor para liderar o projeto: a movimentação de câmera. Ele acompanha os passos dos personagens captando bem o ambiente do segundo plano, fazendo com que o telespectador se insira dentro do cenário criado. Ele valoriza os momentos em que a câmera (nossa visão) se torne mais um personagem da obra. Esse recurso do diretor já conhecido em obras como “Elephant”, a qual ganhou prêmio de melhor diretor pelo filme.

Com a junção da criatividade de Alessandro Michele e a genialidade de Gus Van Sant, o projeto de inovação da Gucci tem tudo para finalizar com sucesso. Isso pode vir até ser um novo caminho dentro do mercado da moda que não seja as passarelas. É um projeto que pode marcar uma era e quebrar barreiras. Os 3 primeiros episódios já mostram a qualidade do material. O 4 episódio está para sair no dia de hoje, as 17 horas no canal da Gucci no Youtube. Vamos ficar atentos no canal e acompanhar as publicações dos novos episódios!