Parece que já virou obrigação uma marca utilizar as mídias sociais para atingir seus consumidores, mas as que realmente descobriram como fazer uma comunicação eficiente nesse novo meio são poucas. Isso porque elas – incrivelmente – ainda não entenderam que só estar presente e postar informações sobre seus produtos não é a melhor forma de vender, pelo simples fato de que Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social é uma plataforma para construir relacionamentos, ou seja, estar ali sem essa finalidade é o mesmo que não estar.

Entendendo isso, algumas empresas tentam enquadrar seu perfil nas milhares de opções de redes sociais, buscando conteúdo e o que realmente podem levar de relevante para seu público. Foi pensando exatamente assim que a Fiat decidiu apostar no Waze, aplicativo que mapeia o trânsito em tempo real, possibilitando que os usuários compartilhem informações e decidam, a partir delas, qual o melhor caminho para o destino final. Muito útil para quem encara o trânsito todos os dias e bem adequado para uma montadora de automóveis construir relacionamentos com público.

Como uma boa marca que pretende proporcionar momentos agradáveis aos seus consumidores, a Fiat decidiu fazer uma ação exclusiva no Waze em que oferece dicas de lugares como restaurantes, cafés, cinemas e pontos turísticos para os usuários escaparem do trânsito pesado. Além disso, as concessionárias e outras informações relacionadas aos produtos da Fiat também foram mapeados no aplicativo. As ações foram planejadas pelas agências Pereira&O’Dell e AgênciaClick, colocando a montadora como uma das pioneiras que enxergaram a oportunidade no aplicativo.

 

Estudante da ESPM e aspirante a publicitária e comunicóloga. Adora escrever qualquer coisa que não seja sobre ela mesma.