By Patrick & Overbite

Contexto

Se você gosta do universo de games ou de e-sports e estuda na ESPM, você provavelmente já ouviu falar da ESPM Overbite, mas de qualquer forma eu vou te contextualizar mais sobre essa entidade focada no mundo gamer.

A entidade nasceu originalmente em meados de 2017 com a proposta de mostrar o poder do mercado universitário em relação aos games, mas por causa do contexto de pandemia e de problemas internos, a entidade acabou morrendo. Felizmente, alguns amigos com muita vontade, dedicação e um amor em comum por esse universo incrível se uniram para fazer a entidade renascer como uma fênix (ou um jacaré, no caso) e trazer à tona o verdadeiro potencial do mercado de games universitários.

O que é a Overbite?

Resumindo, a Overbite é uma comunidade formada por alunos da ESPM ligados por uma paixão inexplicável por games e entretenimento; estamos passando por um reboot e entrando em “open beta”, com o desejo de fazer com que os alunos sejam protagonistas de suas histórias, fomentando e abraçando ideias que colaborem com seu desenvolvimento e para a comunidade em si. Nossos pilares para construir esse projeto são: e-sports, games, ambiente acadêmico, business, marketing, lifestyle e entretenimento digital.

Sobre a Overbite

A Overbite tem como objetivo ir além de uma organização tradicional de e-sports acadêmica, claro, ela tem o seu braço competitivo, mas ela visa criar uma comunidade forte e engajada em um momento em que os videogames são muito mais do que apenas entretenimento.

Quando falamos de games também falamos de pessoas extraordinárias, história incríveis, marcas famosas, uma forma de arte, propagação cultural e tendências tecnológicas, como, por exemplo, Metaverso e NFT, mas como consumidores sabemos que existem muitas marcas que não sabem como entrar nesse meio e nem como se comunicar com esse público; com isso, ter profissionais que compreendem esse universo não é mais uma questão de opção, mas, sim, de necessidade estratégica.

A Overbite tem a missão de dar as ferramentas necessárias para construir o reconhecimento de cada integrante em seus projetos, formalizando um currículo extracurricular, visando facilitar o acesso dos participantes que investem no cenário de games/entretenimento direta ou indiretamente entrarem no mercado de trabalho.

Para chegar nisso, esperamos construir projetos sincronizados com a proatividade dos alunos potencializados pela Overbite, estando presente nos momentos da vida acadêmica, criando conteúdos como memórias, sempre fortalecendo nossa comunidade, auxiliando o cenário esportivo acadêmico que cresce a cada dia, realizando sonhos e esperando contar essas histórias para futuras gerações.

A Overbite não tolera qualquer tipo de descriminação, desrespeito ou comportamento tóxico entre os integrantes e nem entre os adversários, pois queremos promover a união por um amor em comum, não dividir , acreditamos que os games podem ser uma excelente ponte para isso.

Qual a importância da volta da Overbite?

Muitos alunos sonham em trabalhar com o mercado de games desde que descobriram que isso é possível, seja com e-sports ou pelos bastidores, por que, além de ser um mercado em constante ascensão, ele está se expandindo para outros setores e provando o seu tamanho e valor.

Como tivemos uma sensação de demanda, não só de nossa parte, mas de outros estudantes, nós decidimos ir atrás de reviver a OVB. Nós sabíamos que não ia ser uma tarefa fácil e muito menos rápida, mas também sabemos que a faculdade pode proporcionar um portfólio excelente; se for voltado para o mercado de games, o sonho dos alunos e alunas interessados fica cada vez mais palpável. 

Para impedir que a Overbite entre em outro hiato, nós já começamos a tomar algumas medidas, como por exemplo aumentar o grupo de pessoas envolvidas nos bastidores, para que o trabalho não fique sobrecarregado e montamos algumas equipes de e-sports, como LoL (League of Legends) e Valorant. Mas para impedir de vez que isso ocorra novamente, nós queremos fazer nossa comunidade crescer cada vez mais, para que ela não dependa apenas de um pequeno grupo de pessoas, mas, sim, para que ela seja orgânica e funcional.

Nós não queremos formar um pedestal onde somente quem realmente gosta e sabe sobre o universo de games pode entrar, muito pelo contrário: queremos que mais pessoas conheçam esse universo lúdico e incrível que consegue ser ao mesmo tempo sério e profissional. Nós já começamos a fazer algumas ações e eventos como, por exemplo, a Gincana no dia do Gamer (29/08), na qual distribuímos cookies para quem aceitava, jogamos Switch e entregamos prêmios para os vencedores; foi um evento pequeno, mas muito divertido e esperamos que os próximos sejam ainda maiores e divertidos. Outro exemplo foi o Sorteio de 2 ingressos para a Lucio (2022) através do instagram; essas campanhas nos preparam para um futuro emprego na área e nos ensinam a estar mais cientes de como realizá-los.

Em relação às outras unidades da ESPM

Não temos tanto acesso aos alunos do Rio de Janeiro e Porto Alegre, podemos dizer que existe um projeto de fundar a entidade lá também, mas precisamos estar 100% estabilizados e entrar em contato de forma mais profissional e frequente para certificar que estamos alinhados; por enquanto, só podemos nos comunicar de forma online e convidá-los para nossa comunidade.

Gostou?

Para quem se interessar em acompanhar nossa trajetória, nos siga no instagram @ESPMOverbite https://www.instagram.com/espmoverbite/, para quem quer fazer parte da comunidade, nós temos o Discord https://discord.gg/7BdFA5Fj e para quem quiser fazer parte da nossa equipe ou staff, nosso processo seletivo desse semestre já acabou, mas não desista: aproveite o tempo para aprender mais sobre o mercado ou treinando para o semestre que vem, mas participe de nossos futuros eventos para conhecer mais!

Isso é tudo por enquanto, até a próxima!

Nerd, geek, otaku e quem sabe futuro publicitário?