Sinapse por Gi Maradei, 22/03/2010

Hoje ficou tudo azul! Entrei na home da UOL e ela tava azul. Mais tarde, comentei com alguém do meu lado e ouvi – Ah! o Estadão também tava!-. Não agüentei, fui pesquisar e descobri que A Folha de São Paulo On-line e impressa tava azul, que O Globo tava azul, além do Metro, do Destak, do Brasil Econômico, do Valor Econômico, e muitos outros veículos de comunicação. Descobri também que hoje é o Dia Mundial da água, e que a AmBev estava lançando sua mais nova campanha.

A ideia é chamar a atenção para o uso consciente da água, e também marcar o inicio das ações sustentáveis da AmBev. Para tanto a LoduccaMPM criou o Movimento Cyan, que com o patrocínio da empresa famosa por suas cervejas e pelo seu poder, pretende realizar uma série de atividades de conscientização que começam com a intervenção da qual falei (essa que irá chegar em poucos dias até revistas semanais como Veja e Época), passa por debates e palestras com ambientalistas e jornalistas renomados, alem de exposições no Parque do Ibirapuera como a exposição A Terceira Margem do Rio. E chega ao plano de ação que coloca em prática através de 5 linhas diferentes o conceito que vai permear as atividades da AmBev de hoje em diante e que pode ser resumido nas seguintes frases:

“Quem vê a água enxerga seu valor”.

“A missão da Ambev é ser a melhor companhia em um mundo melhor.”

Outro destaque da campanha é a utilização da internet e de todos os seus recursos. O movimento está sendo divulgado não só por  intervenções dentro de grandes sites, essas que chegam a contar em tempo real o que esta acontecendo nos vário eventos patrocinados pelo movimento, mas também pelo Twitter, principalmente através da pagina da AmBev e da LoduccaMPM, pelo site do movimento, alem do Flickr, e de mídias on-line como o blog que você esta lendo agora. Como não fosse o bastante num acordo com a editora TRIP e com as Linhas Aéreas Gol, a AmBev leva o Movimento Cyan as alturas, oferecendo para 5 mil passageiros uma microrevista que será anexada aos rótulos de garrafas de água.

Mesmo sem comerciais em canais de televisão o investimento foi claramente grande. A AmBev praticamente monopolizou banners on-lines, fechou acordos com os maiores veículos impressos do país, transformando de maneira bem significativa alguns deles.  Promoveu, ou melhor, esta promovendo grandes eventos, e o mais importante está apresentando planos que demonstram que a preocupação irá alem da “tinta azul”, como por exemplo o desenvolvimento da “pegada hidrológica” um estudo que feito em comum acordo com a USP de São Carlos que visa reduzir o consumo de água em toda a cadeia de produção de bebidas.

O Dia Mundial da Água ganhou uma visibilidade que jamais ganharia se não fosse a ousadia da Loducca MPM, e a disposição da AmBev. A questão é se os próximos dias continuarão sendo dia da água.

Eu.. acho que sim!

Twittando: @GiMaradei, @newronioESPM