Se você tem qualquer contato com notícias de celebridades, notícias sobre a internet ou é apenas mais um netizen (cidadão da internet, em um jargão não mais utilizado), a chance de não saber que durante o mês de setembro houve grandes “vazamentos” de fotos íntimas de celebridades é muito pequena.

O evento, chamado por engraçadinhos de Fappening, que mistura a gíria da web para masturbação, “fap”, com a palavra “Happening, acontecimento ou grande evento, é um dos maiores escândalos recentes relativos tanto à privacidade de celebridades quanto a falhas de segurança no iCloud.

Argumentos conservadores e carregados de pobre julgamento moral, como “se ela é famosa não devia fazer isso” ou “mulher que tira foto sem roupa não merece respeito”, inundaram a internet.

Curioso notar como tanta gente foi correndo checar o conteúdo criminosamente roubado e exposto para então fazer tal julgamento. E o pior: inferindo sobre características das atrizes que nada têm a ver com o fato de terem sido elas as vítimas, como o valor que elas se dão ou a curiosa “falta de moral”. Como se qualquer coisa que alguém fizesse para si ou para outra pessoa, de comum acordo e sem machucar ou ofender qualquer outra pessoa fosse do escrutínio de qualquer um.

Como lidar com um acontecimento tão criminoso mas que as maiores vítimas são, ironicamente, tidas como culpadas? As imagens que caíram na internet jamais serão completamente varridas, não importa quanto esforço se coloque para isso. A intimidade vergonhosamente retirada dessas mulheres não será a mesma tampouco.

Resta à quem interessar, tentar trabalhar com a mente daqueles que correram para ver as fotos, com a percepção dessas pessoas. E, claro, sem criar o tipo de mal-estar e repugnância que toda essa história merece. Sobra unir humor e arte, as duas “desculpas” mais famosas para se tratar de assuntos difíceis.

A ideia do The Unfappening é criar uma plataforma ara que artistas do mundo todo enviem suas intervenções nas fotos do The Fappening. A única limitação é que os desenhos devem cobrir todas as partes “18+”.

unfap7 unfap6 unfap5 unfap4 unfap3 unfap2 Print

 

Minha barba. Minha vida.