Todo game, em sua essência, guarda um problema a ser resolvido. De certa forma, a lógica de jogar games nos conduz a pensamentos para solucionar determinadas dificuldades.
Desses princípios derivam as ideia ligadas ao que convencionou-se chamar de “gamification”. Karl Kapp, autor do livro “Gamification of Learning and Instruction” define o termo como o “uso de mecânicas de jogos, estética lúdica e ‘game thinking’ para engajar pessoas, motivar ações, promover aprendizado e resolver problemas”.
Independente de buzzwords, é interessante observar que determinadas ações de comunicação podem usar mecânicas de games em suas interfaces para solucionarem problemas.
Um caso interessante que podemos trazer para esta discussão é de um evento que acontece na Holanda anualmente chamado Queen’s Day. Historicamente nesse evento há um número enorme de homens urinando nas ruas devido ao consumo de cerveja. A prefeitura da cidade resolveu este problema de uma maneira lúdica e ainda ensinou algo positivo para os participantes do evento.
O vídeo case está no idioma flemish, mas é possível entender sua essência.
Go gamers!
Vince Vader
Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.