Sinapse por Hanna Back e tradução de Christian Michelassi.

The Web Trend Map 2009.

The Web Trend Map 2009.

Como nós modificamos o modo de navegação na internet e quais são as mudanças que virão? Leia esse relatório de tendências do Newronio sobre Navegando na internet escrito por Hanna Back.

Já faz 20 anos que a internet foi aberta para as massas e desde então muito mudou. As interações humanas, fontes de informação e canais de comunicação: Todos foram influenciados drasticamente pela internet e até hoje estamos em processo de transformação deste intenso fluxo de informação em conhecimento que tenha algum valor, e como navegamos na internet é parte desse processo.

Para ser mais claro:

No início dos anos 90 tudo que existia eram os portais: Yahoo, Altavista, AOL, Starmedia.

Em meados dos anos 90 havia os de conteúdo de nicho: Geocities e Angelcity com seu conteúdo Amador.

2000 – Os usuários de internet eram direcionados para ela a partir de outros meios de comunicação: URLs eram divulgadas pela televisão, por exemplo.

2003 – Links! Navegação baseada em recomendações de links que os sites nos davam: Sites-diretório.

2005: Resultados de busca do Google realizados por palavras-chave, links e page rank de modo a melhor organizar a rede. A febre de Favoritos/RSS tentava extrair o que era relevante na internet.

2006/07 – Recomendações. Digg/del.i.cious(2005) –

 Confiança no que outros usuários da rede diziam o que era bom.

Aleatoriedade? Stumble upon é um serviço unido a um browser que disponibiliza sites aleatórios relacionados a categorias pré-definidas. Omegle é um serviço de chat que seleciona usuários aletatórios para conversa sem identificação. Talvez o caos seja a solução para o monte de informação disponível.

2009- Onde estamos hoje?

1. Os aparelhos que usamos para navegar não estão ligados a um computador ou um único lugar. Celulares e laptops possibilitam o acesso em qualquer lugar com uma rede wi-fi ou 3G. Os resultados dessa mobilidade são na verdade não apenas uma ajuda para a navegação na web, mas também no mundo real. Wayn e Google Stree View são exemplos claros disso e nesse video do TED podemos ver outros exemplos.

Com o propósito de integrar-se ao mundo real, conteúdo e navegabilidade têm de focar em informações geo-referenciais locais para satisfazer o usuário.

2. O conteúdo é infinito, mas o tempo não, e por isso os mecanismos de busca se alteram para diponibilizar resultados mais satisfatórios. Exemplo disso é o Google Suggestions, que ainda necessita de aprimoramentos e o Kosmix que traz resultados de busca em vários sites como youtube, flickr, google imagens e web a partir de um termo.

3. O número de usuários de internet através de aparelhos móveis aumentará, porém não temos telas de 1024 x 768, banda larga suficientemente larga, teclados qwerty e mouse nos móveis ou outras funcionalidade do iPhone, portanto a navegabilidade deverá mudar. Provavelmente será esse o quadro: Navegação com menos botões ou até mesmo sem eles, de forma intuitiva e natural, e informação mais acessível.

Twitter @HannaIsBack @newronioespm

Post original em inglês aqui.