A imagem acima (clique aqui para vê-lo em tamanho mais confortável à sua visão) é parte de um mapa com redes sociais pelo mundo compilado esta semana pela Oxyweb usando dados da ferramenta de medição Alexa sobre as redes sociais mais populares pelo mundo em outubro.

O ponto mais interessante a notar é a representação gráfica da expansão internacional do Facebook sobre o rival MySpace – desde agosto, o Facebook se tornou líder em 13 países, sendo 4 sobre a rede social focada em música da News Corp..

O azul claro do MySpace se restringe apenas (apenas?) aos Estados Unidos, maior contingente de usuários de redes sociais no planeta. A maneira como o azul escuro tomou nações em diferentes continentes batendo serviços locais, no entanto, continua a ser uma pedra no sapato do MySpace.

A América do Sul, por exemplo, se divide em 4 cores: o laranja de Hi5 (mais popular na América Central) no Peru e Equador; o verde do Skyrock na Guiana Francesa (sem novidades, a França também está em verde no mapa); o roxo do Orkut no Brasil e Paraguai; e o Facebook na Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Colômbia e Venezuela.

O mapa deixa claro também como investimentos pesados em marketing e desenvolvimento a partir dos EUA podem significar pouco sobre serviços regionais. Na China, a líder é o Xiaonei. Na Rússia e parte da Europa Oriental, a Kontakte. Na Coréia do Sul, a CyWorld. Na Holanda, a Hives. Na República Tcheca, a Lide.

Boa fonte de referência para pesquisadores, articulistas ou simplesmente quem tem curiosidade em saber qualé o Orkut (ah, a metonímia…) de cada um dos países.

Fonte: Idéia 2.0

Marcela Alvarez, 23 de outubro às 17:19h.

Agência de Publicidade da ESPM