#Internet por Julio Jovanolli

Os gifs são uma das coisas mais legais da internet. É um formato mágico que transita entre aquela .jpg estática super engraçada e a parte que você mais gosta de um .avi de 5 minutos do Youtube. Hoje eles estão em alta e existe um gif para absolutamente todas as finalidades.
Antigamente existiam aqueles sites de “gifs legais” que eram lotados de objetos e cartoons animados com aquela resolução maravilhosa de abertura do windows 95, um pseudo-3D, assim, meio misterioso que encantava as crianças que hoje, só usam Google Chrome e Mozilla Firefox, mas viram seu primeiro golfinho feliz no Internet Explorer:

Um pouco mais para frente (mas não muito) na nossa linha do tempo dos gifs, surgiram os glitters, os corações, estrelas e gatinhos que piscam e que são até hoje o glamour brega e fashion da internet. Alvo de muito preconceito e tachados como “coisa de gente Orkuteira” você só vai encontrá-los no scrapbook daquela sua tia-avó que manda e recebe recados pelo FloresDaPaixão.xpg.com.br e no Blingee, um site maravilhoso em que você pode adicionar felicidade e dignidade infinitas nas fotos e imagens que você q-u-i-s-e-r. Eba!

Nossa, como eu gostaria de ter mais emoção nessa vida

Agora sou uma pessoa feliz, infinita, transcendental.

Hoje com a explosão recente do Tumblr (que se tornou a fonte principal e mais conhecida de gifs da internet) não é mais dificil achar criações divertidas e interessantes, e ainda mais: de qualidade.

O Tumblr está cheio de captions hipsters profundérrimos com filtro a la instagram, cantores de kpop em loop, gifs de videos, filmes, Mulheres de Areia e Avenida Brasil. Mas tem que tomar cuidado para não ser cooptado pela modinha Kawaii Grunge e tentar sempre alternativas legais. O Marcelo Cidral, por exemplo, é dono do Como eu me sinto quando, um Tumblr que retrata situações cotidianas com gifs bem humorados e que até chegou a ser o 3º Tumblr mais visitado do mundo (viva o Brasil)!
No vídeo lá em cima, o pessoal do Off Book também discorreu sobre a evolução e a moda dos gifs, vale super a pena assistir e ficar sabendo um pouco mais sobre esse formato revolucionário (?). Que tal você falar para o Newronio qual seu gif favorito nos comentários?

Eu não sei se é verdade, mas me disseram que se você seguir o @NewronioESPM acontece uma surpresa muito boa na sua vida.

Estou cursando a optativa de criação e gosto muito de internet.