Sinapse por Renan Neiva

Foto tirada por Luiz Fernando Garcia, Diretor Nacional do curso de Comunicação Social, hoje, durante a palestra.

Nesta quarta-feira, o prédio de graduação da ESPM de São Paulo recebeu uma palestra do “guru “ do Marketing, Philip Kotler.

Há duas semanas, os alunos da ESPM receberam um email da Escola avisando sobre a visita do Kotler à instituição. Os 100 primeiros alunos que responderam aquele e-mail assistiriam a palestra dentro do auditório que o Kotler estaria, o qual leva o seu nome.

A palestra do Kotler foi transmitida on-line para que as outras unidades da Escola pudessem assistir, além de algumas salas e a quadra da ESPM –SP onde foram montados telões. Como a palestra era em inglês, teve tradução simultânea (um fone para quem precisasse da tradução).

A palestra iniciou aproximadamente às nove e meia da manhã. A partir das nove horas já se via uma fila para aqueles que conseguiram ver a palestra de dentro do auditório onde o Kotler iria estar.

O auditório estava lotado e em silêncio quando o Kotler subiu ao palco. Ele iniciou a palestra dizendo que sempre que vinha à São Paulo ouvia a piada que o Brasil era o país do futuro e sempre seria o país do futuro, mas que agora o país tinha mudado e melhorado, ele também falou sobre o reconhecimento da ESPM como uma excelente escola de comunicação.

Foto tirada por nós do Newronio

Com a ajuda de slides  (projetados em um mega telão montado para ele) Philip Kotler falou basicamente sobre o Marketing 3.0. Segundo ele, os clientes modernos não são mais induzidos a comprar apenas pelo valor pago pelo  produto ou pela marca do fabricante. Hoje em dia, eles são capazes de ver os produtos e comparar os benefícios e valores gerados por eles. Por isso, é preciso que os profissionais de marketing tratem os clientes como seres humanos completos, dotados de corpo, mente e espírito. E que as empresas vêem seus consumidores tendo maior acesso à tecnologias, maior poder  de comparação de produtos, decisão de compra etc.  E que por isso, se faz necessário uma nova abordagem de marketing, com visão holística e voltada para o ser humano, não apenas para o consumidor, como era feito há algum tempo.

No final da palestra, foi aberto um espaço para que os alunos e convidados fizessem perguntas ao Kotler, e para encerrar sua vista  na ESPM, o palestrante recebeu das mãos do primeiro professor de marketing da ESPM um presente (uma caixa grande, prateada, que ele não abriu na frente de todos), Kotler o agradeceu com a seguinte frase: “Obrigado por trazer o Marketing para o Brasil”.

Nos sigam no Twitter: @Newronioespm @Renanneiva