O fumo passivo mata mais de 600 mil pessoas pelo mundo todo ano. Foi em cima desse número que a Publicis fez um vídeo de conscientização no Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio). Tendo como principal canal de veiculação o SBT, o vídeo traz um questionamento: “O que motivaria alguém a parar de fumar, se nem sua própria saúde é suficiente?”.

Com o insight de que as pessoas não se importam em fumar apenas pelo fato de que faz mal para si próprias, o vídeo convida fumantes para fazer um check-up, e a surpresa está no resultado dos exames (que apresentam doenças crônicas causadas pelo cigarro como bronquite, rinite e asma), mas que não são do paciente, mas sim de sua filha ou neta.

No ano passado 165 mil crianças morreram por causa do fumo, segundo a revista britânica The Lancet, pois não tem como evitar a exposição direta com a fumaça, principalmente quando o fumante mora na mesma casa que ela.

Cerca de 40% das crianças, 33% dos homens e 35% das mulheres não fumantes foram expostos ao tabagismo passivo em 2004, segundo dados da OMS. O estudo comprovou que a exposição provocou 379 mil mortes coronarianas, 165 mil por infecções das vias respiratórias, 36,9 mil devido à asma e 21,4 mil de câncer no pulmão, números que ficam ainda mais assustadores quando somados com a quantidade de fumantes ativos que morrem por ano por causas atribuídas ao cigarro, que chegam a cerca de 5,1 milhões de pessoas.

A campanha ainda contou com anúncios impressos que traduzem a ideia por traz da mesma, além de reforçar a conscientização.

Picture1

Texto de Carolina Curty

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.