#oquetemprahoje por Vince Vader, 26/03/2010
Eu gostaria de fazer um post diferente essa semana. Um post que, na verdade, é uma recomendação de leitura.
Estou devorando um livro sensacional que se chama “The Pirate´s Dillema – How youth culture is reinventing capitalism” do autor MAtt Mason. Leitura obrigatória para os apreciadores da cultura digital e do tema pirataria.
Em 240 páginas o autor nos apresenta que os piratas dos sete mares e os piratas digitais nada possuem de diferente. E como esses movimentos interferem na maneira como fazemos negócio atualmente.
Na página 36, inclusive, o Sr. Mason lança o seguinte questionamento: o que é exatamente um pirata?
A. Um cara que vende DVDs gravados na esquina;
B. Um cara com barba e um papagaio no ombro navegando;
C. Um guardião de um discurso livre que promove eficiência, inovação e criatividade, e que vai continuar fazendo isso por séculos.
Todas são corretas. Um pirata é, em essência, alguém que divulga ou copia a propriedade criativa de alguém sem pagar ou obter permissão pra isso.
O texto é bem polêmico e dá margem para várias discussões. O autor passeia pela cultura punk, pelo hip hop, grafite e várias outras manifestações culturais; sempre trazendo em primeiro plano como a cultura jovem está mudando o capitalismo como nós o conhecemos.
O autor ainda aponta que pirataria transforma os mercados que ela opera, mudando a maneira de distribuir conteúdo e forçando as companhias a serem mais competitivas e inovativas. Piratas não apenas defendem o domínio público do controle corporativo; eles também forçam grandes negócios e governos a entregar o que nós queremos, quando nós queremos.
Concorda? Não concorda? Que tal ler o livro para podermos discutir?
Se quiser dar uma conhecida melhor, navegue pelo site oficial da publicação: http://thepiratesdilemma.com/ se quiser comprar, basta clicar aqui
Boa leitura!
Twitter: @NewronioESPM @VinceVader