A agência Argentina chamada “La Comunidad” produziu um comercial onde faz uma crítica aos algoritmos. O comercial foi para divulgar o Portland International Film Festival (PIFF) que ocorreu dia 7 de março esse ano em Portland, Oregon, EUA.

O comercial é claramente uma crítica aos algoritmos usados em streamings, que acabam escolhendo por você, com listas como “Filmes que talvez você goste” e “Para você que assistiu tal filme, talvez goste desses”. Além de que é o algoritmos que vai montar a página inicial do aplicativo baseado nas suas preferências, o que estimula a pessoa a escolher determinado filme.

Já o PIFF é diferente, visto que são outras pessoas que escolhem para você o que vai assistir, o que acaba sendo muito mais humano. É justamente essa crítica que o comercial faz ao contar a história de Lucy.

Podemos observar que a produção tem uma vibe Black Mirror. Para quem não sabe a serie faz diversas críticas as tecnologias atuais, mostrando as consequências do abuso das mesmas, inclusive dos próprios algoritmos.

Um episódio que mostra isso é o “Hang the Dj”, que é o quarto episódio da quarta temporada da série. A história usa algoritmos para juntar duas pessoas para que elas se tornem um casal, como se fosse um tinder mais elaborado.

Um segundo episódio fala sobre o fato dos números controlarem nossa vida atualmente, chamado “Nosedive” e é o primeiro episódio da terceira temporada da série. Essa critica também aparece no comercial quando Lucy precisa esperar 24 minutos para ser atendida por conta da sua classe social.

Além do comercial ser muito bem produzido, também faz uma crítica a essas novas tecnologias e o quanto elas controlam nossa vida. Obviamente é um cenário exagerado, mas não está tão longe assim de acontecer.

futura publicitária por escolha, nerd por natureza.