A coordenação do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM São Paulo, em conjunto com a supervisão da área de Criação e Produção, promove anualmente, desde 2007, uma Maratona de Criação. Um evento que reúne os alunos para criar uma solução de comunicação e/ou marketing, a partir de um briefing. Nos últimos anos o evento tornou-se um dos mais importantes do calendário da escola e desde então ele é realizado pela Agência/Hub experimental da escola, Arenas. Centenas de estudantes da ESPM já passaram pela experiência de virar uma noite na escola criando para uma marca de olho no prêmio principal: estágio para a dupla vencedora na agência madrinha que traz o briefing.

Neste ano, por causa do isolamento social, a Maratona precisou ser feita remotamente, através do Zoom. E apesar da limitação, uma possibilidade se abriu: incluir alunos das outras duas unidades da escola: Porto Alegre e Rio de Janeiro. Assim, tivemos uma Maratona diferente, mas muito divertida e produtiva, na qual os estudantes puderam conhecer ESPMers de outras cidades.

O entusiasmo dos alunos era evidente. E a alegria da agência e o apoio dos coordenadores das três unidades da ESPM, Paulo Cunha (SP), Alessandro Souza (POA) e Eduardo França (RJ), deram ao evento um tom produtivo e, ao mesmo tempo, cheio de afeto!

Mais de 140 estudantes inscritos, das três unidades, ficaram presentes 4 horas no momento do briefing, sexta-feira, dia 30 de outubro, e mais 3 horas nas palestras de imersão que foram oferecidas no sábado, dia 31. Somadas, foram 7 horas síncronas de Maratona. Ou seja, quase o mesmo tempo que os estudantes maratonam presencialmente. Além desse tempo, os alunos tiveram prazo para realizar o trabalho que precisava ser entregue até 23h59 do dia 01/11/2020. Considerando todas as atividades, a Maratona durou quase 48 horas e o resultado não poderia ter sido melhor.

Dos 46 trabalhos entregues, o júri interno composto por 3 professores de cada unidade avaliou de forma “blind” e elegeu 11 trabalhos para o shortlist. Desses, 5 foram os escolhidos pelo júri final, formado pela agência e cliente. Veja abaixo os detalhes do evento.

Profissionais do mercado que participaram da Maratona:

A Agência madrinha foi a ID/TBWA e o briefing – Wet’n Wild – foi transmitido e detalhado por cinco profissionais da agência: Camila Nakagawa e Renato Santolíquido (dois ex-alunos da ESPM), Rafael Oliveira, Erich Moreira e Julio Beltrão. E pelo cliente, Alain Baldacci, Fundador e CEO do Wet’n Wild Brasil, membro da Secretaria do Turismo do Estado de SP. Além do briefing, tivemos uma palestra de imersão com Julio Beltrão, Influencer Marketing Strategy na Music2/Mynd, uma das maiores e mais conhecidas empresas de marketing de influência do país.

Jurados (professores de criação da ESPM):

ESPM_SP: Eduardo Batista Manente, Maria Matuck Abranches e Vince Vader.
ESPM_POA: Anny Liege C. Baggiotto, Giovanni Tavares Pereira, e Paola Zanchi.
ESPM_RJ: Giovani Barreira Marangoni, Luiz Alberto Nascimento Cavalheiros e Vera Alice Rebelo Vianna.

Premiados:

1º. colocado: Dupla nº 142051 – Guilherme Sill e Leonardo Muller / PP POA

2º. colocado: Dupla nº 142020 – Henrique Chaparro e Fernando Bósio / PP POA

3º. colocado: Dupla nº 142050 – Henrique Rocha e João Henrique Morandi / PP SP

4º. colocado: Dupla nº 142023 – Lucas Hirata e Leonardo Ventura Zenun / PP SP

5º. colocado: Dupla nº 142017 – Emanuelle Livi Canielas e Fernanda Sanchi / PP POA

Shortlist:

Dupla nº 14208 – Isabella Gallo Navarrete e Clara Reis / PP SP

Dupla nº 142012 – André Pisaturo de Moura e Vinícius Nacif Marinho / PP SP


Dupla nº 142028 – Nathalia Barth e Vítor Souto Brandolt / PP POA


Dupla nº 142035 – Júlia de Vargas Abruzzi e Rafaela Julianotte Silva / Design POA


Dupla nº 142061 – Guilherme de Freitas Coutinho e Lais de Almeida D dos Santos / PP RJ

Dupla nº 142064 – Bruna Tai e Axel Fonteyne / PP SP


Além do estágio na agência ID/TBWA, conquistado pela dupla que ficou em primeiro lugar, os estudantes que conquistaram o segundo e o terceiro lugares receberam ingressos para o parque.

Maria Matuck Abranches é professora e supervisora da área de criação e produção do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM. Conheça a produção acadêmica da autora em: https://espm.academia.edu/MariaAbranches
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9484681187500906

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.