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O Twitter está caindo no gosto das pessoas normais antes mesmo dos cinco anos que foi o prazo que Evan Williams anunciou no TED desse ano. Prova disso é a materia que a Revista Época publicou  explicando para o grande público o que é essa ferramenta e como ela está movimentando a internet. Mas a grande questão é como o Twitter se tornará uma ferramenta rentável e trará retorno diante dos 55 milhões de dólares investidos.

 

 

Semana passada uma matéria no Wall Street Journal traz Marcelo Tas como um dos primeiros cases de como monetizar o Twitter. Apesar de já haver algum tipo de publicidade no Twitter, como o Twittad que é uma ferramenta que faz o encontro entre o anunciante e o usuário do Twitter para que este use como wallpaper o logo do anunciante, esse tipo de publicidade não rende mais que algumas centenas de dólares por semana.

A ação citada pelo WSJ foi feita pela agência iThink, de São Paulo, consiste na citação da marca Telefônica 20 vezes/mês por Marcelo Tas, o usuário mais seguido no Twitter, sem contar sua influência na blogosfera e na televisão com o CQC. Além da citação, um logo da Telefonica aparecerá nos twitts de maneira a sempre identificar ao leitor de Tas que aquilo se trata de uma propaganda.

 Ações de empresas já são feitas há algum tempo pelo Twitter. A Close-up tem um profile com o propósito de divulgar a promoção Mais Perto e isso mostra ao consumidor o quanto as empresas então ligadas em tendências. Para participar da promoção os interessados devem twittar para o profile da Close Up completando a frase: Eu quero estar @maisperto…. A Claro também tem um profile no twitter, bem como a Tv Record, Rede Globo, Submarino, Claro e tantas outras que estão percebendo que o Twitter caminha para ser uma ferramenta importante, migrando de algo restrito a usuários vanguardistas, para uma ferramenta popular, como o Orkut.

Uma nova maneira de monetizá-lo foi introduzida no mercado digital pela Microsoft. O Exectweets é um site fora do ambiente do Twitter.com que reúne o que executivos de grandes empresas como Cisco, Microsoft e AOL estão twittando. O retorno de dinheiro se dá no fato da Microsoft pagar o Twitter pelo selo oficial estampado na home do Exectweets e pela divulgação do site no próprio Twitter.

O grande problema é que nem a ação de Marcelo Tas, da Close up ou da Microsoft são uma ferramenta de monetizar todo o ambiente do Twitter. Não é algo que abrange todos os usuários (Só os seguidores do Tas, Close Up e ExecTweets verão com freqüência essa publicidade) de maneira a fazer dinheiro por clicks, por exemplo, mas é o início de um pensamento necessário para manter um serviço como este no ar.

 

Christian Michelassi, 25/03/2009 as 16h27.