Google VoiceO Google já lançou email, bloco de notas, agregador de feeds, mapas, gerenciador de fotos, comunicador instantâneo, calendário e tantos outros e agora apresenta mais uma ferramenta para dominar a comunicação: Google Voice.

A verdade é que o Google Voice não surgiu agora. Seu surgimento aconteceu em 2007 com a compra de uma startup americana chamada GrandCentral que já disponibilizava alguns desses serviços. Esse será um bom serviço a ser integrado com o G1, celular do Google.

E o que é esse novo produto Google? É criar sua própria central telefônica, unificando todas suas linhas (casa, trabalho e celular) em um único número, o Google Number. Com essa unificação, os usuários do serviço poderão divulgar seu Google Number para seus contatos e é aqui que a mágica que o Google empresta para todos os seus outros serviços começa.

Dependendo das configurações feitas, o usuário poderá escolher qual aparelho vai tocar quando cada pessoa diferente ligar, ou seja, é possível entrar na página do Voice e configurar de modo que quando seu chefe ligar somente o telefone do trabalho irá tocar. Além disso, quando receber uma chamada, o usuário poderá escolher atender a ligação, mandar uma mensagem de voz para quem liga ou direcionar o ligante diretamente para a sua caixa postal. As mensagens deixadas também ficarão disponíveis na página principal do Voice, onde estarão transcritas. Para quem usa mais SMS, é possível mandar e receber de graça e armazená-las no servidor do Google.

Um outro recurso muito interessante é o de bloquear um número/pessoa para que, quando ele ligar ouvirá que o número não está disponível ou fora de serviço. É o fim das pessoas inconvenientes!

Além disso, o usuário poderá mudar de aparelho durante uma ligação, ligar em modo conferência, gravar ligações e receber as mensagens da caixa postal por SMS.

A notícia ruim é que o serviço não está disponível para nós brasileiros. Na verdade, não está disponível nem para a maioria dos americanos, já que nessa primeira fase somente os antigos usuários do GrandCentral poderão usar o Voice. Resta apenas esperar que o Voice fique disponível e mude totalmente como fazemos nossas ligações.

 

Christian Michelassi, 20/03/2008 as 3h33.